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15/12/2009 09:07

O que comer no dia das provas de concurso e vestibular

R7

Quem vem se alimentando mal não pode passar a comer só produtos integrais e orgânicos nos dias anteriores ao vestibular. Como o organismo não está acostumado, há risco de uma indigestão, avisa Alexandra Magna Rodrigues, nutricionista do centro de atendimento e apoio ao adolescente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Mesmo assim, vale fazer algumas substituições, como tomar sucos naturais ao invés de refrigerantes, porque as frutas têm nutrientes importantes. Ou ainda preferir peixes às carnes vermelhas, já que as brancas permitem uma digestão mais rápida. A nutricionista explica:

— A digestão muito lenta atrapalha a concentração, porque todo o sangue a mais que iria para o cérebro fica trabalhando no estômago.

As atividades intelectuais consomem muita energia e o vestibulando precisa estar preparado. A glicose, encontrada em frutas, pães e biscoitos, por exemplo, é o nutriente ideal para dar mais energia para o cérebro. Mas Alexandra faz ressalvas:

— Cuidado para não consumir glicose em excesso. Uma quantidade muito grande pode dar sonolência. Chocolate, por exemplo, deve ser evitado nessa reta final, porque a glicose e a gordura são absorvidas rapidamente pelo organismo e, para piorar, tem digestão lenta.

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O ideal, diz a nutricionista, é fazer de cinco a seis refeições diárias, para ter energia o dia todo. Além do café da manhã, almoço e jantar, o estudante pode fazer lanches com vitaminas de frutas, chá, bolachas integrais ou pães. É fundamental tomar de um litro e meio a dois litros de líquidos (água ou sucos) todos os dias, para se manter hidratado.

Quer melhorar a memória? Então aposte na castanha-do-pará. Isso porque ela é rica em selênio. Outra qualidade dela é ser antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres, moléculas que são produzidas em momentos de estresse.

No dia da prova
Antes de encarar o vestibular, o melhor é seguir uma dieta rica em cereais, vitaminas e proteínas. No café da manhã prefira pão ou biscoito integral, leite e frutas.

O melhor suco que o vestibulando pode tomar é o de mamão com laranja, diz Alexandra Rodrigues, porque concentra vitaminas A e C. A primeira é importante para o sistema imunológico, que costuma estar enfraquecido em situações de estresse. A outra é essencial por ser antioxidante. Outras opções de frutas são a goiaba, limão ou caju.

Na hora do almoço, a nutricionista recomenda comer arroz ou batata, uma carne branca grelhada, que é leve e de fácil digestão, e verduras variadas. Quem não está acostumado a comer feijão deve evitá-lo, porque é um alimento que pode dar gases. O prato deve ser bem colorido, avisa Alexandra:

— Se o estudante não sabe se o prato está balanceado deve prestar atenção às cores. Quanto mais colorido for, mais nutrientes diferentes há ali.

Prepare um lanche para levar à prova. Evite comprar coisas na hora, porque pode não haver opções saudáveis e é difícil saber em que condições de higiene os alimentos foram feitos. Alexandra sugere que o vestibulando leve uma bolacha integral, barra de cereal e água de coco, que, além de hidratar, é rica em nutrientes.

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