Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O preço da mandioca deve subir

18 de junho de 2005 - 09:17

O município de Itaquiraí, foi sede na última semana do Seminário “Aumento da Produtividade da Mandioca” realizado devido uma parceira entre a Prefeitura e a SEPTROTUR através da Câmara Setorial da Mandioca do Estado. O evento teve como objetivo difundir o aumento da produtividade e rentabilidade da cultura da mandioca em Mato Grosso do Sul.

A ação é uma oportunidade para os produtores esclarecerem suas dúvidas, discutirem seus problemas, buscarem soluções e orientações tais como produzir e escolher ramas de qualidade, armazenamento, espaçamento, época de plantio, viabilidade da rama, preparo das manivas para o plantio e, até mesmo, degustar algumas delícias feitas com a fécula da mandioca.

Núcleo Comunicação
Durante o Seminário, Carlos Roberto Gonçalves, coordenador da Câmara Setorial da Mandioca, disse aos produtores que este ano os preços deverão subir. Segundo ele, na busca de maior equilíbrio entre oferta e procura evitando as oscilações de preços a Câmara deliberou por realizar no Estado a campanha para o aumento de produtividade divulgando a rentabilidade da cultura da mandioca. Estão sendo parceiros na campanha, além da Seprotur a SDA, Idaterra e órgãos ligados ao setor produtivo e em Itaquirai contou com o apoio da NKR CMDR, Iagro e Banco do Brasil.

Segundo o Gerente de Agricultura de Itaquiraí Marcio Adriano esses seminários são de suma importância para a agricultura familiar por que capacita e estimula o produtor. Para a prefeita Sandra Cassone (PT) e o vice Waldir Sell (PP) que estiveram presentes na abertura do seminário o evento vem contribuir de forma significativa no processo de desenvolvimento da agricultura familiar.

Hoje, Mato Grosso do Sul é o segundo colocado no ranking nacional de produção de fécula de mandioca. A estimativa, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que a área plantada na próxima safra chegue a 40 mil com uma produção de aproximadamente 720 mil toneladas. “Com esses seminários, pretende-se que a produtividade média da cultura no Estado alcance 24 toneladas por hectare nos próximos anos”, comentou o coordenador da Câmara Setorial da Mandioca, Carlos Gonçalves.





SIGA-NOS NO Google News