Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O pedagogo na atualidade

*Por Cleudimara Sanches Sartori Silva - 20 de maio de 2016 - 10:04

Com as mudanças que ocorrem no país, o profissional formado em Pedagogia atualmente é privilegiado e possui um leque de possibilidades de atuação, tanto em processos pedagógicos como em processos educativos, em ambientes escolares ou não. Segundo análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a profissão é uma das mais requisitadas atualmente, com o mercado absorvendo mais de 90% dos graduados na área.

O profissional pode atuar em diversos segmentos: pode se tornar gestor, coordenador, professor de educação infantil, ensino fundamental de 1º ao 5º ano, educação de jovens e adultos e educação especial. Fora da escola, atua em empresas, hospitais, ONGs e museus, utilizando todos os conhecimentos adquiridos em sua formação universitária e estágios supervisionados.

A formação do pedagogo na atualidade abrange um contexto maior e, por isso, as empresas já enxergam a necessidade de contratar tais especialistas para atuar, por exemplo, no setor de Recursos Humanos, organizando processos de capacitação e entrevistas. No setor hospitalar e industrial o pedagogo também contribui para uma cultura organizacional sadia.

Amanhã, 20 de maio, o Dia do Pedagogo é comemorado. É importante lembrar que que todo profissional, independente de sua escolha de carreira, possui o compromisso de transformar um simples conhecimento em conhecimentos de talentos, ou seja, valorizar o potencial, as habilidades e competências de cada indivíduo. Seu trabalho procura, por meio da educação inclusiva, atender todos de maneira respeitosa, harmoniosa e ética, a fim de colaborar com uma sociedade mais justa e comprometida.

* Cleudimara Sanches Sartori Silva é mestra em Educação

SIGA-NOS NO Google News