Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O pantanal está para jacaré

Rede Rural - 11 de outubro de 2004 - 07:31

Explorado de forma irracional em outros tempos, o jacaré do Pantanal esteve ameaçado de extinção, A aplicação de maior rigor na fiscalização permitiu que em pouco tempo a população desses répteis se recuperasse. Mas isso não significa que a exploração econômica da carne e da pelo do animal tenha sido desprezada.

Vinte e dois fazendeiros da região de Cáceres, no Mato Grosso, uniram-se numa cooperativa nos anos 90 e hoje criam 30 mil jacarés. Os ovos que permitem a manutenção desse plantel são coletados na natureza, de forma racional. Quarenta por cento dos ninhos de postura dos jacarés são desfeitos, o que é suficiente para garantir o equilíbrio do ecossistema.

O zootecnista Marco Antonio Cloter explica que a preservação ocorre porque na natureza somente 2% dos ovos postos nos ninhos sobrevivem, devido ao ataque de predadores. Coletando-se os ovos, consegue-se uma eclosão de 93% deles.

E, para garantia definitiva do equilíbrio ecológico, do total dos ovos coletados, são devolvidos à natureza 10% de animais já livres dos ataques de predadores.




SIGA-NOS NO Google News