Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/11/2004 08:40

O número do CPF vai aparecer em cartões de crédito

Aquidauana News

Depois do talão de cheques, o cartão do banco. O número de inscrição do CPF vai aparecer em cartões de crédito e de conta corrente. A autorização faz parte de uma série de instruções normativas da Receita Federal publicadas no Diário Oficial da União. A produção dos novos cartões depende apenas da aprovação de convênios entre os bancos e a Receita. A novidade amplia a quantidade de documentos que podem substituir o cartão oficial do Cadastro de Pessoas Físicas e reduz a chance de fraudes. O CPF já aparece em carteiras de identidade e de motorista.

Os novos cartões de banco, segundo a Receita, permitem que o vínculo do cidadão com o CPF fique cada vez maior. Além disso, evita que ele porte diversos documentos ao mesmo tempo. De acordo com o supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir Figueiredo, trata-se de um documento fundamental em diversas negociações. “Todas as atividades comerciais dependem do CPF. Até para hospedagem, as empresas estão pedindo o número do documento”, argumenta.


No caso dos cartões de banco, Joaquim Adir afirma que ainda não há convênio fechado. Mas pode haver acordo para ir além da mera inserção do número do CPF na frente do cartão. “Por enquanto, a idéia é apenas colocá-lo no cartão, mas pode ser negociada a inserção do CPF nas informações reunidas na tarja magnética, para dar mais segurança às movimentações financeiras”, antecipa.


O vigilante Alexandre Arnoud, 35, aprova a novidade. “É mais fácil de levar na carteira. Se o número constar também no cartão de banco, será melhor, posso deixar o CPF em casa e andar com um documento a menos”, ressalta.


A instrução normativa também traz novidade em relação a declaração de isentos do Imposto de Renda (IR). De acordo com Joaquim Adir, se o contribuinte ficar dois anos sem prestar contas ao Leão, terá o CPF suspenso, e não mais cancelado. Assim, ficará mais simples a regularização do documento.



Modelo de papel continua valendo
Muito antes de liberar a inscrição do CPF no cartão de banco, a Receita Federal começou a substituir o documento antigo, em papel. O novo CPF é azul, com detalhes em branco, de plástico PVC semi-rígido e com tarja magnética. A substituição dos documentos antigos pelos novos está sendo gradual.

O CPF não é feito em papel há sete anos, mas quem possui o antigo modelo não é obrigado a trocá-lo, informa a Receita. Desde 1997, o documento vem sendo substituído pelo de PVC. Segundo Joaquim Adir, 100 milhões de brasileiros têm registro no Cadastro de Pessoas Físicas.


Mais da metade já possui o novo modelo. O cidadão que pede primeira ou segunda via do documento, por exemplo, já recebe o cartão. Uma das vantagens do modelo é evitar a fraude, porque as informações escritas no cartão são confirmadas por leitura magnética. O CPF pode ser pedido nas agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios. O custo é de R$ 4,50.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)