Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 10 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O lado negativo das dietas

Gazeta Esportiva - 09 de setembro de 2017 - 12:30

Viver pensando em comida. Acordar planejando a alimentação do dia e dormir achando que não devia ter comido tanto. As dietas que surgem a cada segundo prometendo resultados rápidos e milagrosos têm o seu lado negativo: a compulsão alimentar, que faz as pessoas acreditarem que o problema está com elas, pois os resultados prometidos muitas vezes não se concretizam com tanta facilidade assim.

A divisão entre os alimentos permitidos e proibidos cria, todo dia, um novo começo, uma nova promessa.

Esse terrorismo nutricional assombra há anos milhares de pessoas que desejam emagrecer. Fazer dietas não funciona, o quanto antes você abandonar, mais rápido você irá eliminar a compulsão alimentar.

Se dietas funcionassem, teríamos todos apenas uma em nossas vidas. As dietas desordenam as funções da fome, apetite e saciedade, o que os mantêm engordando e emagrecendo sucessivamente. Elas oferecem a falsa esperança da perda de peso rápido e, quando não geram os resultados de forma breve e como esperados, geram sentimento de culpa, tristeza e frustração.

Para que essa armadilha não chegue até você, é necessário ter uma alimentação consciente, aprender a identificar a sua relação pessoal com a comida. A seguir, para lhe ajudar, veja alguns passos que eliminam de sua vida a compulsão alimentar:

· É necessário ter foco, força e fé na sua vida. Para isso, diariamente, defina a intenção de seus hábitos e escolhas baseadas naquilo que deseja para a sua vida;

· Dar aos alimentos o rótulo de “permitido” ou “proibido” traz a sua mente a ideia de restrição, e tudo o que ela mais deseja é isso, pois na maioria das vezes comemos não porque gostamos, mas pelo fato de ser “proibido”. A mente não trabalha com a negação (e isso já é cientificamente comprovado, basta solicitar para uma criança “que não suba aí” e veja o seu comportamento). Ao invés disso, dê pesos iguais aos alimentos e apenas decida quais são “mais saudáveis” ou “menos saudáveis;

· Abra o espaço para o autoconhecimento e identifique os motivos reais (emocionais, comportamentais e/ou físicos) que geram em você os hábitos de comer;

· A vida é feita hoje; pare de prometer que segunda-feira será diferente, comece hoje a entender a sua relação com a comida, reflita antes de fazer as suas escolhas e a cada dia tome a iniciativa de melhorar 1% das suas escolhas.

Não só a sua relação com a comida vai melhorar, mas também toda a sua vida, inclusive relacionamentos. É necessário ter uma mente leve para construir hábitos e um corpo fit; fuja de dietas, liberte-se, viva e emagreça!

Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.

SIGA-NOS NO Google News