Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O lado bom da crise

Portal Segs - 07 de julho de 2015 - 12:20

Em tempos de crescimentos, empreender é como nadar a favor da correnteza.

Em época de vacas gordas, as projeções são sempre crescentes, os riscos minimizados e as margens boas.

As empresas investem para atender a demanda, aumentam o apetite ao risco, criam projetos de inovação, estabelecem metas audaciosas e vislumbram um cenário otimista.

Só que a correnteza virou. A realidade do Brasil agora é a crise.

PIB em queda, inflação em alta, desemprego e inadimplência disparam. O noticiário piora a cada dia. Os investimentos são reduzidos, as despesas são cortadas, novos projetos são cancelados. Um efeito sistêmico derruba a confiança dos empresários e dos consumidores. Empresas quebram, pessoas perdem empregos e as famílias readéquam seu padrão de vida. Há pouco a se comemorar em tempos como esses.

Mas há um lado bom.

Grandes empreendedores emergem em momentos de crise. Suas organizações amadurecem, seus processos ficam mais eficientes, suas despesas são otimizadas e seus colaboradores se tornam mais produtivos. Os grandes empreendedores constroem empresas que saem mais fortes nos momentos mais difíceis. Eles organizam e simplificam continuamente seus processos, treinam seus colaboradores e mantêm disciplina financeira.

Até que um dia a crise acaba, e um próximo ciclo de crescimento impulsiona de novo os negócios.

As empresas que se fortaleceram retomam seus investimentos, seus times que se tornaram produtivos conseguem competir melhor que a concorrência, e seus processos estruturados ajudam a crescer de forma mais saudável.

Então os grandes empreendedores se preparam para a próxima crise. E a próxima crise sempre chega.

Cassio Bobsin é CEO da Zenvia

Cassio Bobsin fundou sua primeira empresa aos 18 anos e já participou da criação de mais de 10 startups. Atualmente, é CEO da Zenvia, empresa fundada por ele em 2003 e líder brasileira em serviços de mobilidade. O executivo também cofundou e atua como Chairman da WOW Aceleradora, a primeira aceleradora de startups non-profit do Brasil que conecta empreendedores e investidores. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bobsin possui MBA em Gestão Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestrado em Administração pela UFRGS e Owner/President Management pela Harvard Business School (EUA). Além disso, o executivo faz parte do Conselho LatAm do Mobile Ecosystem Forum (MEF), da Young Presidents Organization (YPO) e da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP).

SIGA-NOS NO Google News