Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/07/2014 10:55

O ídolo Neymar e a identidade brasileira

Artur Salles Lisboa de Oliveira

A Copa do Mundo, como qualquer outro evento, vem e vai embora, deixando apenas lembranças, frustrações e registros estatísticos para os especialistas e curiosos. Independente do resultado final, Brasil vencedor ou não, o dia seguinte à final é a única certeza que todos nós temos: trabalho duro para pagar o plano de saúde da família. Aqueles poucos privilegiados que estão podendo passear pela belíssima Veneza ou desfrutar de outros destinos internacionais representam uma pequena minoria.

Algo que realmente não compreendo é a insistência da mídia em tornar o Mundial no Brasil mais atrativo mediante a bajulação do jogador Neymar, sem dúvida um bom jogador. Por qual razão os jornalistas insistem em utilizar adjetivos como craque, fenômeno, talento, gênio em quaisquer jogadas do atleta mencionado? Se um outro integrante da seleção brasileira fizer algo similar – idêntico, em certos casos -, o lance é meramente normal. A imprensa, literalmente, constrói o ídolo, suga os frutos da sua fama e afronta a inteligência dos brasileiros.

Convenhamos: o futebol está suficientemente enraizado na cultura popular brasileira para que a Copa do Mundo seja um sucesso para todos. Os jogadores terão, de acordo com suas performances individuais, seus passes valorizados; a poderosa organizadora encherá seus bolsos com patrocínios e outros tipos de contratos; a mídia mundial exporá seus anunciantes com a atenção de bilhões de pessoas aos jogos; por fim, os brasileiros terão seus momentos de patriotismo ao celebrarem enfaticamente os resultados da seleção nacional. Se tudo está garantido, por qual razão bajular?

A imprensa nacional carrega o complexo de terceiro-mundismo, que muitos brasileiros também possuem. Por mais que sejamos vitoriosos em outras modalidades – como o vôlei -, o futebol é a única ferramenta de afirmação nacional devido à sua ampla penetração social. Vencer no futebol – especialmente sediando o Mundial -, é algo necessário para o eterno gigante adormecido que ainda persegue uma identidade. A bajulação midiática reflete, mediante os exageros “fenomenal-brilhante-genial” Neymar, a auto-afirmação do povo brasileiro.

E como não somos capazes de sermos grandes como povo, precisamos de ídolos “espetaculares-geniais-galácticos” para que alcancemos a nossa afirmação perante nós mesmos e o Mundo ao empurrarmos uma bola para dentro de um gol. Caso os “poderes sobrenaturais” de Neymar não sejam capazes de fazer a seleção brasileira vencer, um pouco desse sonho de ser “gente grande” um dia será roubado dos brasileiros. Continuaremos apequenados e sem o nosso principal “brinquedo”: a bola de ouro.

Artur Salles Lisboa de Oliveira é administrador de empresas e colunista da Revista Exame (Coluna Meandros das Bolsas de Valores).

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)