Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O Iagro iniciou rastreabilidade nas lavouras de soja

Nádia Costa - 26 de janeiro de 2004 - 14:43

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), em parceria com a DFA (Delegacia Federal de Agricultura) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), iniciou no dia 19 deste mês, o Programa de Rastreabilidade nas Lavouras de Soja em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Para o gerente de inspeção e defesa sanitária vegetal do Iagro, Gonçalo Sabino Lima Lobo, os trabalhos estão sendo realizados pelos fiscais estaduais agropecuários (engenheiros agronômos) do Iagro, que farão o cadastramento dos sojicultores e coleta de material (folhas) nas lavouras de soja de todos os municípios do estado, para serem analisados nos dois laboratórios do órgão (Campo Grande e Dourados). Caso seja constatado o plantio irregular da soja transgênica, ou seja, sem a prévia declaração do produtor, o caso será levado ao conhecimento do MAPA, para que sejam tomadas as devidas providências, de acordo com a legislação em vigor.
O Iagro estará atendendo os produtores e cooperativas nas análises de grãos de soja, para a comercialização, se houver necessidade de testes de transgenia para emissão de Certificados.


SIGA-NOS NO Google News