Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/10/2005 07:42

O gigante Morumbi comemora 45 anos

spfc

Neste dia 02 de outubro, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo completa 45 anos de existência. A inauguração parcial se deu em 1960, com a partida amistosa entre o São Paulo Futebol Clube e o Sporting Clube de Portugal, e reuniu várias autoridades federais, estaduais e municipais, além de esportistas famosos e um grande público nas arquibancadas do Morumbi. A partida inaugural terminou com a vitória tricolor por 1x0, gol marcado por Peixinho. O São Paulo, sob a orientação do técnico Flávio Costa, entrou em campo com: Poy, Ademar, Gildésio e Riberto, Fernando Sátiro e Victor; Peixinho, Jonas (Paulo e Cláudio), Gino, Gonçalo e Canhoteiro. O árbitro foi Olten Ayres de Abreu. Mas antes de tudo isso foi necessário grande esforço para concretização dessa grandiosa obra que, anos mais tarde, com a conclusão total, se tornaria referência mundial.



O estádio começou a ser construído em 1953. Depois de adquirido o terreno na região do Morumbi, em 1952, foi instituída uma Comissão Pró-Estádio, para operacionalizar o projeto, a qual traçou um plano de suporte financeiro para viabilizar as obras, criando, por exemplo, três mil cadeiras de posse transitória para serem pagas em 20 meses e utilizadas durante 20 anos a partir da inauguração do estádio. O projeto previa, além da construção de um estádio de futebol, com capacidade para 120 mil pessoas sentadas; ginásios poliesportivos; sede social; playground para crianças; estacionamento; e, piscinas.



Com o término das obras da galeria de escoamento de águas pluviais, a área da superfície ficou liberada para a execução dos serviços de drenagem, bem como a construção do campo de futebol e da pista de atletismo e demais locais para a prática de esportes. Para se ter idéia da grandiosidade do projeto, foram necessárias 396 pranchas de papel vegetal para sua execução.






Ao final da década de 50, procurava-se por todos os meios agilizar a execução das condições necessárias para o funcionamento e uso do estádio. Durante dois meses trabalhando vinte e quatro horas por dia, o São Paulo e as empresas envolvidas nas obras complementares desenvolveram os trabalhos visando à inauguração, que aconteceu, então, no dia 02 de outubro de 1960. Neste dia, o Morumbi recebeu um público de 64.748 pessoas, lotando as dependências liberadas para esta primeira partida. Desde então, o Estádio do Morumbi tem sido palco para diversas decisões e amistosos, de times nacionais, internacionais e Seleção Brasileira.



Noticia de autoria do site do São Paulo FC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)