Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/10/2005 07:42

O gigante Morumbi comemora 45 anos

spfc

Neste dia 02 de outubro, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo completa 45 anos de existência. A inauguração parcial se deu em 1960, com a partida amistosa entre o São Paulo Futebol Clube e o Sporting Clube de Portugal, e reuniu várias autoridades federais, estaduais e municipais, além de esportistas famosos e um grande público nas arquibancadas do Morumbi. A partida inaugural terminou com a vitória tricolor por 1x0, gol marcado por Peixinho. O São Paulo, sob a orientação do técnico Flávio Costa, entrou em campo com: Poy, Ademar, Gildésio e Riberto, Fernando Sátiro e Victor; Peixinho, Jonas (Paulo e Cláudio), Gino, Gonçalo e Canhoteiro. O árbitro foi Olten Ayres de Abreu. Mas antes de tudo isso foi necessário grande esforço para concretização dessa grandiosa obra que, anos mais tarde, com a conclusão total, se tornaria referência mundial.



O estádio começou a ser construído em 1953. Depois de adquirido o terreno na região do Morumbi, em 1952, foi instituída uma Comissão Pró-Estádio, para operacionalizar o projeto, a qual traçou um plano de suporte financeiro para viabilizar as obras, criando, por exemplo, três mil cadeiras de posse transitória para serem pagas em 20 meses e utilizadas durante 20 anos a partir da inauguração do estádio. O projeto previa, além da construção de um estádio de futebol, com capacidade para 120 mil pessoas sentadas; ginásios poliesportivos; sede social; playground para crianças; estacionamento; e, piscinas.



Com o término das obras da galeria de escoamento de águas pluviais, a área da superfície ficou liberada para a execução dos serviços de drenagem, bem como a construção do campo de futebol e da pista de atletismo e demais locais para a prática de esportes. Para se ter idéia da grandiosidade do projeto, foram necessárias 396 pranchas de papel vegetal para sua execução.






Ao final da década de 50, procurava-se por todos os meios agilizar a execução das condições necessárias para o funcionamento e uso do estádio. Durante dois meses trabalhando vinte e quatro horas por dia, o São Paulo e as empresas envolvidas nas obras complementares desenvolveram os trabalhos visando à inauguração, que aconteceu, então, no dia 02 de outubro de 1960. Neste dia, o Morumbi recebeu um público de 64.748 pessoas, lotando as dependências liberadas para esta primeira partida. Desde então, o Estádio do Morumbi tem sido palco para diversas decisões e amistosos, de times nacionais, internacionais e Seleção Brasileira.



Noticia de autoria do site do São Paulo FC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)