Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: o estresse e o excesso de peso

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 10 de julho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: o estresse e o excesso de peso

Cada dia mais percebemos como os mecanismos emocionais interferem no funcionamento do corpo humano. Estudos revelam que a estabilidade emocional e o equilíbrio são essenciais para um corpo saudável. O estresse é forte inimigo da fisiologia humana, trazendo consequências para o nosso organismo.

Em nosso corpo, os músculos são um dos principais consumidores de energia e, por isso, responsáveis pela manutenção de um indivíduo magro e saudável. Porém, ao passar por uma situação de estresse, o corpo utiliza seus mecanismos de defesa. Passa a economizar e proteger tudo que tem armazenado e, para isso, produz um hormônio chamado cortisol.

Na ajuda a esse mecanismo, o cortisol consome os músculos, os deixando menores, além de os transformarem em fonte de energia. Então, ao invés de consumir a gordura armazenada, o hormônio consome o próprio músculo e ele passa a virar combustível para o corpo.

Ao final do estresse, os músculos estão menores e a gordura ainda lá armazenada. Isso favorece o aumento de gordura já que agora, o músculo menor consome menos energia para sobreviver. Quantidades a mais de alimento ingerido podem virar excesso e serem armazenados como gordura.

A busca do controle emocional é essencial. É preciso diminuir fatores de estresse e, quando não for possível, tentar aprender a lidar com o mesmo de maneira mais inteligente e serena.

Em nome da saúde, dê menos valor para coisas menos importantes. Mantenha-se equilibrado, pratique exercícios que lhe tragam prazer e aliviem a tensão. O resultado vem com manutenção do peso, ganho de massa muscular e qualidade de vida.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News