Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

11/01/2017 11:00

O estresse e o excesso de peso

Gazeta Esportiva

Cada dia mais percebemos como os mecanismos emocionais interferem no funcionamento do corpo humano. Estudos revelam que a estabilidade emocional e o equilíbrio são essenciais para um corpo saudável. O estresse é forte inimigo da fisiologia humana, trazendo consequências para o nosso organismo.

Em nosso corpo, os músculos são um dos principais consumidores de energia e, por isso, responsáveis pela manutenção de um indivíduo magro e saudável. Porém, ao passar por uma situação de estresse, o corpo utiliza seus mecanismos de defesa. Passa a economizar e proteger tudo que tem armazenado e, para isso, produz um hormônio chamado cortisol.

Na ajuda a esse mecanismo, o cortisol consome os músculos, os deixando menores, além de os transformarem em fonte de energia. Então, ao invés de consumir a gordura armazenada, o hormônio consome o próprio músculo e ele passa a virar combustível para o corpo.

Ao final do estresse, os músculos estão menores e a gordura ainda lá armazenada. Isso favorece o aumento de gordura já que agora, o músculo menor consome menos energia para sobreviver. Quantidades a mais de alimento ingerido podem virar excesso e serem armazenados como gordura.

A busca do controle emocional é essencial. É preciso diminuir fatores de estresse e, quando não for possível, tentar aprender a lidar com o mesmo de maneira mais inteligente e serena.

Em nome da saúde, dê menos valor para coisas menos importantes. Mantenha-se equilibrado, pratique exercícios que lhe tragam prazer e aliviem a tensão. O resultado vem com manutenção do peso, ganho de massa muscular e qualidade de vida.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)