Cassilândia, Domingo, 30 de Abril de 2017

Últimas Notícias

18/04/2017 11:00

O equilíbrio na prática da atividade física

Gazeta Esportiva

Já é mais do que sabido por todos nós a importância de se fazer exercícios físicos para a saúde. Inúmeras pesquisas nos revelam com frequência como a prática de atividade física pode interferir no combate e na prevenção das mais diferentes doenças. Agora, para que ela seja, de fato, benéfica, é preciso encontrar o equilíbrio ao realizá-la, sem excessos, sob risco de grandes prejuízos.

Muitas pessoas imaginam que quanto mais tempo passarem na academia ou no parque, realizando exercícios, mais fortes e saudáveis estarão. Trata-se de um equívoco. Diferentemente do que se imagina, o grande ganho proveniente do exercício físico acontece não durante a sua prática, mas justamente quando se está no período de descanso.

Quando praticamos a atividade física, cansamos e estressamos o corpo. Nesse momento de maior esforço, então, “pioramos” nossa saúde. O ganho e todos os benefícios comprovados nas pesquisas mundo afora se dão enquanto o corpo descansa, na reconstrução desse processo de exercício. Pessoas que exageram no treino causam maior estrago em seus corpos, o que torna a recuperação mais demorada, mais difícil e menos eficiente.

Por isso, evite exageros. Treine na medida certa e terá recuperação e resultados mais eficientes. Agora, há que se destacar uma informação muito importante: essa medida certa é absolutamente individual, bem como a alimentação e o tempo de descanso, que completam o tripé de uma prática de atividade regular benéfica para a saúde.

Se você tem dúvidas sobre esse tema, saiba que a busca por esse equilíbrio se dá, inclusive, entre os profissionais do esporte. Hoje, tem-se o conhecimento que o encontro da margem segura de treino tem favorecido resultados de performance. Atletas de várias modalidades esportivas que treinam menos vezes ou horas por dia aumentaram a vida útil em alto desempenho, com um número de lesões reduzido e com o registro de melhorias de marcas ao longo da carreira.

Então, lembre-se: se quer colher benefícios físicos e muita saúde, a realização de exercícios não deve ser nem demais, nem de menos. Isso lhe ajudará a garantir mais qualidade de vida!

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 29 de Abril de 2017
Sexta, 28 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)