Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: o equilíbrio na prática da atividade física

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 08 de julho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: o equilíbrio na prática da atividade física

Já é mais do que sabido por todos nós a importância de se fazer exercícios físicos para a saúde. Inúmeras pesquisas nos revelam com frequência como a prática de atividade física pode interferir no combate e na prevenção das mais diferentes doenças. Agora, para que ela seja, de fato, benéfica, é preciso encontrar o equilíbrio ao realizá-la, sem excessos, sob risco de grandes prejuízos.

Muitas pessoas imaginam que quanto mais tempo passarem na academia ou no parque, realizando exercícios, mais fortes e saudáveis estarão. Trata-se de um equívoco. Diferentemente do que se imagina, o grande ganho proveniente do exercício físico acontece não durante a sua prática, mas justamente quando se está no período de descanso.

Quando praticamos a atividade física, cansamos e estressamos o corpo. Nesse momento de maior esforço, então, “pioramos” nossa saúde. O ganho e todos os benefícios comprovados nas pesquisas mundo afora se dão enquanto o corpo descansa, na reconstrução desse processo de exercício. Pessoas que exageram no treino causam maior estrago em seus corpos, o que torna a recuperação mais demorada, mais difícil e menos eficiente.

Por isso, evite exageros. Treine na medida certa e terá recuperação e resultados mais eficientes. Agora, há que se destacar uma informação muito importante: essa medida certa é absolutamente individual, bem como a alimentação e o tempo de descanso, que completam o tripé de uma prática de atividade regular benéfica para a saúde.

Se você tem dúvidas sobre esse tema, saiba que a busca por esse equilíbrio se dá, inclusive, entre os profissionais do esporte. Hoje, tem-se o conhecimento que o encontro da margem segura de treino tem favorecido resultados de performance. Atletas de várias modalidades esportivas que treinam menos vezes ou horas por dia aumentaram a vida útil em alto desempenho, com um número de lesões reduzido e com o registro de melhorias de marcas ao longo da carreira.

Então, lembre-se: se quer colher benefícios físicos e muita saúde, a realização de exercícios não deve ser nem demais, nem de menos. Isso lhe ajudará a garantir mais qualidade de vida!

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News