Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

14/12/2004 14:04

O Ensino da Matemática na Educação Básica

Inep/Carlos Henrique Araújo

O aprendizado em Matemática na educação básica está abaixo do que seria aceitável. Esta é uma das principais conclusões extraídas dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003. Para medir o desempenho, foram aplicados testes a uma amostra representativa de estudantes das 4a e 8a séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

Na 4ª série do ensino fundamental, a média nacional foi de 177 pontos, quando o padrão mínimo seria uma média de 200 pontos, o que indica a aprendizagem de conteúdos e a consolidação de habilidades satisfatórias para quatro anos de escolarização. O escore mínimo esperado revela que os alunos são capazes de estabelecer relações entre medidas de tempo; identificar a troca de moedas com pequenas quantias de dinheiro; decompor um número natural em suas ordens; calcular o resultado de subtrações mais complexas; efetuar multiplicações com números de dois algarismos e divisões exatas por números de um algarismo e resolver problemas simples, utilizando dados apresentados em gráficos ou tabelas. Em todo o Brasil, pouco menos de 30% dos estudantes atingem o mínimo.

Contudo, é preciso agregar à reflexão pela média mínima, a distribuição porcentual das crianças por grupos de desempenho. Para esta forma de análise, foram criados quatro estágios: muito crítico, crítico, intermediário e adequado.

No estágio muito crítico estão 11,5% dos estudantes da 4a série; são alunos que obtiveram nota abaixo de 125 pontos. Suas habilidades em Matemática estão muito aquém do que seria esperado para um aluno de desempenho mediano e mesmo muito abaixo das esperadas para a 4a série. Para se ter uma idéia, são estudantes que não calculam o resultado de uma adição de números naturais com três algarismos.

O estágio crítico totaliza 40,1% do conjunto dos estudantes nas escolas brasileiras. Eles desenvolveram habilidades que os caracterizam como alunos de 2a e 3a séries do ensino fundamental. Calculam a área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas e reconhecem a quarta parte de um todo, desde que com o auxílio de representação gráfica. Eles ainda resolvem problemas do cotidiano que envolvam somente pequenas quantias de dinheiro. No estágio intermediário estão os estudantes que obtiveram escore entre 175 e 250 pontos.

A melhoria do ensino da Matemática nas escolas brasileiras depende, principalmente, da melhor capacitação dos professores. É crucial que eles estejam bem preparados, e isso significa dominar o conteúdo daquilo que deve ser ensinado e conhecer as melhores estratégias para o ensino. Para os sistemas de ensino, seria essencial aproximar a pesquisa em educação matemática das séries iniciais. Os avanços nessa área devem ser incorporados ao funcionamento das escolas.

O ensino-aprendizagem da Matemática não deve restringir-se à mera automatização de procedimentos. Os alunos precisam ser incentivados a resolver um significativo número de problemas, sempre raciocinando sobre situações do cotidiano. Atividades pedagógicas que promovam a reflexão dos estudantes irão render bons frutos. Pode-se, por exemplo, organizá-los em grupos para fazer um censo da escola. Com esse exercício, eles poderão contar os alunos, os professores, os funcionários, saber quantos são os homens e quantas são as mulheres, trabalhar a noção de proporção e porcentagem, construir gráficos e tabelas, se possível utilizando recursos de informática.

Os professores podem organizar as crianças para visitarem o comércio e, na prática, trabalharem com contas, juros, medidas, transformações de medidas, dentre outras habilidades. Seria interessante promover, de forma contínua, a relação entre o ensino formal do conteúdo matemático e a investigação de situações do cotidiano por meio de tal conteúdo. Isso é possível e deve ser prática pedagógica já nos primeiros anos de escolaridade.

* Mestre em Sociologia é diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC
**Mestre em História Social é assessor da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep/MEC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 26 de Abril de 2017
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)