Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/11/2012 09:30

O dilema do celular na escola: permitir ou proibir?

Mauricio Sampaio*

O assunto celular na escola, principalmente em sala de aula, está dando o que falar. Será que proibir é a melhor forma de lidar com essa questão? Confesso que sou avesso a esse tipo de proibição. Acho que a tecnologia está ai e já faz parte do dia a dia das novas gerações, assim como a televisão fez parte da vida das famílias em décadas passadas.

A televisão, inclusive, foi bastante questionada quando teve sua utilização pedagógica. Depois, vieram questionamentos sobre a utilização do vídeo cassete em sala de aula e, na sequência, dos computadores em sala de aula. Agora, a bola da vez é o celular.

Está na hora de educadores repensarem sobre a dinâmica de uso dessa nova tecnologia em sala de aula ou o holocausto tecnológico estará próximo.

A minha indagação é: por que não utilizar o celular a favor de todos? Os famosos SMS podem ajudar no trabalho de comunicação entre alunos, inclusive os preparando para o futuro profissional.

O Facebook pode ser utilizado como captação de fontes de informação e pesquisa para realização de projetos pedagógicos, enquanto o blog pode ser utilizado para produzir conteúdos de impacto e o Twitter para divulgar questões interessantes.

O que há de errado nisso tudo? Será que o errado não é proibir?

Autor do artigo: Com mais de 30 anos de experiência na área pedagógica, Maurício Sampaio é especialista em orientação educacional e vocacional. É também autor do recém-lançado livro “Escolha Certa - Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã”, da editora DSOP. Site: www.mauriciosampaio.com.br.

*Maurício Sampaio é émpresário, educador, especialista em orientação educacional e vocacional. É Autor do recém-lançado livro “Escolha Certa - Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã”, da editora DSOP.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)