Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O Dia Nacional da Consciência Negra e a formatura

Luiz Carlos Franco - 25 de outubro de 2007 - 08:07

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data em que o líder Zumbi dos Palmares perdeu a vida pela causa em 1695, este ano terá um gostinho especial: a formatura da primeira turma de administração da Unipalmares - Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares.

A universidade é a única no Brasil e na América Latina que tem como objetivo alavancar o acesso da população negra a um curso superior. “Fazer parte da primeira turma não representa apenas o diploma, mas a conquista de um sonho de um grupo que junto superou dificuldades e construiu um novo desafio de vida”, conta a aluna Denise dos Santos Soares de 29 anos.


O formando Clesiomar Carvalho Junior acredita que o evento será marcante não só para ele, mas toda sua família. “Sou o primeiro filho a se formar, a ansiedade é grande. Não tenho dúvidas que será um evento que ficará registrado na história dos alunos, da faculdade e do povo negro, afinal uma formatura onde pelo menos 90% de seus formandos são negros é um fato inédito e marcante para nós”.


A empresa escolhida para realizar o tão esperado sonho da formatura foi a Dorana Forte Real. “A cada dia dou mais valor à nossa formatura. Pois sei que é merecida. Esta festa será um grito de liberdade e um passo importantíssimo, pois seremos espelhos para aqueles que virão e prova de que liberdade existe por meio da educação”, afirma o estudante Hélio Alexandrino, 26 anos.


Mercado de Trabalho


Cerca de 135 formandos receberão seu diploma de curso superior. Cerca de 70% já estão no mercado de trabalho em função de parcerias criadas entre a Unipalmares e instituições bancárias privadas. É o caso de Claudinéia dos Santos, 33 anos, que com a parceria entre a universidade e o banco Itaú, hoje está empregada. “Sou estagiária e serei efetivada quando me formar”, diz.


Clesiomar Junior já é analista financeiro do Banco Abnamro Real. “Consegui o emprego pelo fato de estar cursando o ensino superior, onde entrei no banco por meio de uma vaga de estágio, porém participei de várias rodadas de entrevistas e testes, competindo com alunos de outras faculdades. Há cinco meses fui efetivado.”


Sobre a Dorana


A Dorana Forte Real Formaturas é uma das maiores empresas promotoras de festas de formaturas do País, com 34 anos de experiência no mercado. Já colocou em prática mais de 5 mil eventos para 500 mil formandos. Em sua carteira de eventos, está a formatura da primeira turma da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares) – única faculdade na América Latina voltada para a inclusão de afros-descendentes no meio acadêmico. A empresa atua hoje na Capital e Grande São Paulo, na região de Campinas e em 19 cidades mineiras.





SIGA-NOS NO Google News