Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O dia em que a Seleção Brasileira goleou o Corinthians

CBF News - 22 de maio de 2008 - 09:41

No dia 21 de maio de 1958, a Seleção Brasileira se despediu do país, para a viagem para a disputa da Copa do Mundo da Suécia, enfrentando o Corinthians, em amistoso no Pacaembu. Havia um grande descontentamento da torcida do Corinthians pela não convocação do meia Luisinho, ídolo do clube, e o jogo foi então marcado. Luisinho era mesmo um grande jogador, mas a Seleção Brasileira, praticamente com a formação que estrearia no dia 8 de junho contra a Áustria, venceu com facilidade, goleando por 5 a 0.

Vicente Feola escalou o ataque com Garrincha, Didi, Mazzola, Pelé e Pepe. Garrincha (dois), Pepe (dois) e Pelé marcaram os gols da partida que quase custou a viagem de Pelé para a Suécia. Atingido duramente no joelho pelo lateral-esquerdo Ari Clemente, Pelé teve de sair de campo, substituído por Vavá, e esteve ameaçado de desconvocação. Foi mantido no grupo pelo técnico Vicente Feola, mas viajou contundido e sem condições de participar dos amistosos na Itália contra Fiorentina e Internazionale e dos dois primeiros jogos do Mundial, contra Áustria e Inglaterra.

- O Ari Clemente jogava duro e pegou forte o Pelé. Ele esteve para ser cortado, mas a comissão técnica resolveu mantê-lo mesmo machucado. Mas ele era o titular e só por isso ficou de fora dos primeiros jogos - conta Pepe, companheiro de Pelé no Santos e na Seleção.

Pepe também viajou para a Suécia com a convicção de que seria titular. Tanto que foi escalado de saída nos amistosos do dia 29 de maio contra a Fiorentina e do dia 1 de junho contra o Internazionale, ambos vencidos pelo Brasil por 4 a 0. Na Fiorentina, Pepe marcou dois gols. No jogo contra o Internazionale, sofreu a contusão que o deixou sem condições de ser aproveitado.

- Até hoje me lembro do nome do jogador que me pegou. Pior que nem era meu marcador, foi o ponta-direita Bicicli, que me atingiu no pé de apoio. Depois do jogo, fomos para a Suécia, e eu tive de viajar de chinelo, pois meu tornozelo estava muito inchado. Fiz tratamento, mas quando consegui recuperar 70% das minhas condições, o Brasil já estava na semifinal.



Veja a ficha do jogo

Corinthians x Seleção Brasileira
Data: 21 de maio de 1958.
Competição: amistoso.
Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo .
Árbitro: João Etzel Filho (Brasil).
Gols: Mazzola, aos 37; Pepe, aos 56 e 57; Garrincha, aos 81 e 84.
BRASIL: Gilmar (Corinthians-SP); Djalma Santos (Portuguesa de Desportos-SP), Bellini (Vasco-RJ), Orlando (Vasco-SP) e Nílton Santos (Botafogo-RJ); Zito (Santos-SP) depois Dino Sani (São Paulo-SP) e Didi (Botafogo-RJ); Garrincha (Botafogo-RJ), Mazzola (Palmeiras-SP), Pelé (Santos-SP) depois Vavá (Vasco-RJ) e Pepe (Santos-SP). Técnico: Vicente Feola
CORINTHIANS: Aldo; Cássio (Idário) e Olavo, Walmir (Homero), Benedicto e Ari Clemente; Bataglia, Luizinho, Índio (Paulo), Rafael e Zague. Técnico: Cláudio Christóvam de Pinho.

SIGA-NOS NO Google News