Cassilândia, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

16/09/2013 09:40

O cuidado ao escrever uma notícia: a informação que não aconteceu!

Bruna Girotto

Toca o telefone. Do outro lado, uma pessoa preocupada. A informação repassada à equipe de jornalismo é clara: morre um jovem cassilandense no estado de São Paulo. 

O jornalista, de praxe, antes de noticiar o fato, liga para outras pessoas amigas dos familiares do suposto morto. Acorda estas pessoas e pergunta se a informação procede. Ninguém sabe. 

Ainda, em busca da confirmação da informação, o jornalista liga para outro comunicador e pede para checar as informações. O fato, segundo informado inicialmente, já estaria até sendo divulgado nas redes sociais. 

O site Cassilândia News, inclusive, começa a aumentar o número de visitas. As pessoas buscam informações sobre o suposto falecimento. Mas por que nada divulgou?

O jornalista recebe ligação do comunicador que diz: o jovem não faleceu, a mãe dele conversou, inclusive, com ele!

O cuidado ao passar uma informação para frente. Você tem? Muitas vezes, as pessoas confundem fazer jornalismo com repassar informações de forma irresponsável. "Mas como o Cassilândia News ainda não divulgou se está no Facebook?" Porque antes de colocar uma notícia, a mesma precisa se muito bem checada.

Já pensou se o jornalista decidisse colocar "Morreu fulano de tal" após desligar o primeiro telefonema? Existem pessoas que utilizam das redes sociais para disseminar informações. Não estão preocupadas se é verdade ou não. O importante é curtir, compartilhar, comentar... mas e aí? Foi verdade? Ah, se 'beltrano' falou, deve ter acontecido. 

O fato que não aconteceu. Mas que se espalhou de forma assustadora na noite de ontem em Cassilândia. Até agora, quem ficou sabendo da notícia se questiona: "Mas por que criaram esta falsa morte?" Literalmente, só Deus sabe!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)