Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/09/2013 09:40

O cuidado ao escrever uma notícia: a informação que não aconteceu!

Bruna Girotto

Toca o telefone. Do outro lado, uma pessoa preocupada. A informação repassada à equipe de jornalismo é clara: morre um jovem cassilandense no estado de São Paulo. 

O jornalista, de praxe, antes de noticiar o fato, liga para outras pessoas amigas dos familiares do suposto morto. Acorda estas pessoas e pergunta se a informação procede. Ninguém sabe. 

Ainda, em busca da confirmação da informação, o jornalista liga para outro comunicador e pede para checar as informações. O fato, segundo informado inicialmente, já estaria até sendo divulgado nas redes sociais. 

O site Cassilândia News, inclusive, começa a aumentar o número de visitas. As pessoas buscam informações sobre o suposto falecimento. Mas por que nada divulgou?

O jornalista recebe ligação do comunicador que diz: o jovem não faleceu, a mãe dele conversou, inclusive, com ele!

O cuidado ao passar uma informação para frente. Você tem? Muitas vezes, as pessoas confundem fazer jornalismo com repassar informações de forma irresponsável. "Mas como o Cassilândia News ainda não divulgou se está no Facebook?" Porque antes de colocar uma notícia, a mesma precisa se muito bem checada.

Já pensou se o jornalista decidisse colocar "Morreu fulano de tal" após desligar o primeiro telefonema? Existem pessoas que utilizam das redes sociais para disseminar informações. Não estão preocupadas se é verdade ou não. O importante é curtir, compartilhar, comentar... mas e aí? Foi verdade? Ah, se 'beltrano' falou, deve ter acontecido. 

O fato que não aconteceu. Mas que se espalhou de forma assustadora na noite de ontem em Cassilândia. Até agora, quem ficou sabendo da notícia se questiona: "Mas por que criaram esta falsa morte?" Literalmente, só Deus sabe!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)