Cassilândia, Terça-feira, 30 de Maio de 2017

Últimas Notícias

10/05/2013 13:31

O conto do vigário também é aplicado em Costa Rica

Redação

Até agora em Cassilândia apenas uma pessoa reclamou de ter sido enganada por uma pessoa que usou o nome do padre. Em Costa Rica o mesmo golpe foi aplicado nesta semana. Uma ouvinte do programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, do Estado de São Paulo, informou que o crime também ocorreu em Votuporanga e Fernandópolis nos meses de março e abril. Uma senhora evangélica disse ter sido procurada em sua casa ontem por um casal que procurava uma mulher muito católica. Recentemente um casal deu o golpe do bilhete premiado em Cassilândia.

Veja a matéria do site Eu conto tudo, assinado por Maria Augusta: 


Várias pessoas procuram a delegacia de Polícia Civil e informaram que foram enganadas por um homem que se apresentava e dizia que queria marcar um terço na casa das vitimas e em seguida pedia alguma coisa de valor e dizia que ia levar para que o padre desse a benção. De posse do objeto, dizia que ia até a igreja e depois não retornava.

Uma das vítimas contou que o homem, sendo ele de boa aparência e bem vestido, acima de qualquer suspeita foi a sua casa e com a desculpa de marcar o dia para rezar o terço, pegou uma aliança e uma corrente de ouro e disse que ia levar para benzer e sumiu. A vítima demorou a perceber que havia caído em um golpe, sendo que só descobriu quando foi a paróquia. O padre responsável pela comunidade disse à vítima que não autorizou ninguém a pegar pertences para que fosse levado a ele para benzer e que quando vai fazer uma benção o próprio padre vai até o lugar e faz a benção pessoalmente.

Os policiais civis estão realizando diligências neste momento no sentido de localizar o autor dos fatos.

Como surgiu a expressão Conto do vigário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

São várias as versões da origem do termo cair no conto do vigário. O que todas guardam em comum é que tem como tema principal um golpe de esperteza e um vigário. Uma das histórias mais conhecidas, e defendida pela pesquisadora Denise Lotufo, teria como palco uma disputa entre dois vigários em Ouro Preto, ainda no século XVIII.


Tudo começou com a disputa entre os vigários das paróquias de Pilar e da Conceição pela mesma imagem de Nossa Senhora.


Um dos vigários teria proposto que amarrassem a santa num burro que estava solto na rua. Pelo plano, o animal seria solto entre as duas igrejas. A paróquia que o burro tomasse a direção ficaria com a imagem.


O animal foi para a igreja de Pilar, que acabou ganhando a disputa. Mais tarde teria sido descoberto que, o burro era do vigário dessa igreja. Segundo a pesquisadora, essa é uma das possíveis origens da palavra vigarista.


Conto do vigário é o nome dado tradicionalmente no Brasil para o crime de estelionato.


Conta a história que bandidos tentavam tomar dinheiro de incautos usando a história de uma herança que teriam ganho, de um vigário ou por intermédio de uma história escutada por um vigário, mas que para isso teriam que pagar várias taxas e outras quantias

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 30 de Maio de 2017
Segunda, 29 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)