Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O bebê precisa tomar suplemento de vitamina D? E ferro?

BabyCenter - 21 de maio de 2016 - 09:00

O suplemento de vitamina D é recomendado pelos pediatras para todos os bebês desde o nascimento. Já o ferro fica reservado para bebês que nasceram prematuros e para os que não são amamentados.

A suplementação é necessária porque nem sempre os nutrientes obtidos na alimentação (do bebê ou da mãe que amamenta) são suficientes. Mas quem decide sobre qualquer tipo de suplementação é sempre o pediatra, caso a caso. Ele também vai indicar a dose que você deverá dar ao bebê.

A vitamina D é importante para a saúde da criança, em especial para o crescimento saudável dos ossos e dentes. A suplementação é recomendada a partir do dia em que a criança nasce e até os 2 anos de idade. O medicamento em gotas é distribuído gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS).

O suplemento infantil de vitamina D pode estar associado com a vitamina A ou ser apresentado isoladamente, com fórmulas apenas com a vitamina D.

A formulação mais comum das gotinhas é com algum sabor artificial. Elas podem ser pingadas diretamente na boquinha do bebê, e não há nenhuma restrição de horário.

Além das gotinhas diárias, é importante que o bebê tome banhos de sol para absorver a vitamina D. A recomendação também vale, aliás, para adultos.

Segundo a pediatra Mônica Gabbay, o ideal é que a criança seja exposta ao sol de 10 a 15 minutos por dia, sem protetor solar, ao sol da manhã. A sugestão é deixar que as perninhas do bebê tomem sol ao passear.

A preocupação dos médicos em geral vem aumentando em relação à reposição de vitamina D. Novos protocolos têm surgido com a indicação de reposição de vitamina D acima dos 2 anos de idade, dependendo de onde a criança mora, de seu estilo de vida e de sua exposição ao sol.
Suplemento de ferro

O suplemento de ferro é recomendado para prevenir a anemia. Em geral, crianças que são amamentadas exclusivamente no peito até os 6 meses e seguem com uma alimentação variada após essa fase não precisam de suplementação.

Bebês que se alimentam só de fórmula precisam do suplemento de ferro porque, apesar de a fórmula possuir até mais ferro que o leite materno, esse ferro não é tão bem absorvido quanto o oferecido pelo peito.

SIGA-NOS NO Google News