Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O aviso foi dado e não houve repercussão: agora a triste realidade

João Girotto - 30 de maio de 2017 - 06:39

O Departamento de jornalismo da Rádio Patriarca informou a comunidade a possibilidade do fechamento do Cartório Eleitoral de Cassilândia. Agora, chega a noticia de que o Tribunal de Justiça de MS suspendeu as obras da nova sede co Cartório Eleitoral nas proximidades do Fórum. A juiza Eleitoral Luciane Buriasco Isquerdo prometeu dar maiores informações hoje, no programa Rotativa no Ar, às 11 horas, sobre o motivo da suspensão da obra.

Vamos aguardar um pronunciamento oficial, mas é de conhecimento público que uma Portaria  foi assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, deve extinguir inúmeras zonas eleitorais em todo o Brasil. Seria apenas coincidência?

O documento, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) no último dia 16, estabelece que “os tribunais regionais eleitorais deverão extinguir as zonas eleitorais localizadas no interior dos estados” que não atendam a critérios estabelecidos de acordo com cada região.


O objetivo do corte de zonas eleitorais em todo o País seria a necessidade de enxugar gastos.

Segundo a Portaria, em município em que houver zona eleitoral, para a criação ou manutenção de demais zonas, deverá ser observado o limite médio de 100.000 eleitores, previsto no art. 3°, inciso I, alínea a, da Resolução TSE n° 23.422/2014, com a redação dada pela Resolução TSE nº 23.512, de 16 de março de 2017. Os eleitores das zonas eleitorais extintas deverão ser redistribuídos para as zonas eleitorais cuja localização privilegie o acesso dos eleitores redistribuídos, preferencialmente sem que haja alterações em seus locais de votação. As zonas eleitorais extintas poderão ser transformadas temporariamente em postos de atendimento vinculados às zonas eleitorais às quais serão integradas, com vigência máxima até 19 de dezembro de 2018, destinados ao atendimento ao eleitor incluído o recadastramento biométrico e ao apoio logístico às eleições de 2018.

Várias autoridades de cidades que podem ter cartórios eleitorais fechados já se mobilizam contra o fechamento. E em Cassilândia?

Atualmente o cartório local trabalha no cadastramento biométrico do eleitorado.

O aviso foi dado e não houve repercussão: agora a triste realidade

SIGA-NOS NO Google News