Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/09/2004 09:45

O artigo de botânica de bolsista da UEMS

Vidomar Nunes Miranda Neto – Acadêmico do Curso de Agronomia; bolsista PROEC/UEMS
Cassilândia NewsCassilândia News

MELISSA
Melissa officinalis L.

Nomes populares: cidrilha, melissa romana, chá de franca.
Família: Labiatae


Botânica:Planta arbustiva de 0,2 a 0,8m de altura, possui caule em tufo ramificado a partir da base, porte ereto, folhas grandes, ovais, pecioladas, serradas, com nervuras salientes, reticulada na face inferior. Suas flores são amarelas, tornando-se brancas ou rosadas. Já os frutos, têm quatro cerdas marcadas e as sementes são de cor pardo escuro e brilhantes.

Clima e Solo:
A planta desenvolve-se naturalmente em locais sombrios e úmidos, sendo encontrada até 1000 m de altitude, preferindo assim climas temperados. Ela necessita de bastante luz solar, mas não tolera calor excessivo, sendo necessário assim locais parcialmente sombreados durante o dia. Os tipos de solos mais propícios ao cultivo da melissa são os solos férteis e ricos em matéria orgânica, com boa umidade, porém bem drenados. A adubação orgânica recomendada é 5kg/m² de esterco de curral curtido, ou 3kg/m² de esterco de aves.

Usos:
· A melissa pode ser usada como sedativo, digestivo, contra pressão alta e dor de cabeça (infusão folhas).Combate gases e cólicas intestinais, auxilia na produção da bile, facilita menstruação, combate infecções virais (gripe, herpes, cachumba e varicela), bom para digestão, icterícia, arrotos, enjôos, fadigas, inflamações oculares.
· Uso culinário: Saladas, molhos.Ótimo tempero para o ponche (1 mão cheia de erva picada). Licor caseiro: 2 mãos cheias de folha de melissa amassadas, 1 litro de vodka, 3/4 xícaras de mel, casca ralada de um limão. Agite bem e deixe descansar uma semana. Coe, engarrafe e espere três semanas antes de usar. Picada fina a erva vai bem em molhos brancos para peixe, arenques em conserva, aves e carne de porco. O vinagre de estragão e melissa é muito apreciado e dá excelente mistura.
Vidomar Nunes Miranda Neto – Acadêmico do Curso de Agronomia; bolsista PROEC/UEMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)