Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

20/09/2004 09:45

O artigo de botânica de bolsista da UEMS

Vidomar Nunes Miranda Neto – Acadêmico do Curso de Agronomia; bolsista PROEC/UEMS
Cassilândia NewsCassilândia News

MELISSA
Melissa officinalis L.

Nomes populares: cidrilha, melissa romana, chá de franca.
Família: Labiatae


Botânica:Planta arbustiva de 0,2 a 0,8m de altura, possui caule em tufo ramificado a partir da base, porte ereto, folhas grandes, ovais, pecioladas, serradas, com nervuras salientes, reticulada na face inferior. Suas flores são amarelas, tornando-se brancas ou rosadas. Já os frutos, têm quatro cerdas marcadas e as sementes são de cor pardo escuro e brilhantes.

Clima e Solo:
A planta desenvolve-se naturalmente em locais sombrios e úmidos, sendo encontrada até 1000 m de altitude, preferindo assim climas temperados. Ela necessita de bastante luz solar, mas não tolera calor excessivo, sendo necessário assim locais parcialmente sombreados durante o dia. Os tipos de solos mais propícios ao cultivo da melissa são os solos férteis e ricos em matéria orgânica, com boa umidade, porém bem drenados. A adubação orgânica recomendada é 5kg/m² de esterco de curral curtido, ou 3kg/m² de esterco de aves.

Usos:
· A melissa pode ser usada como sedativo, digestivo, contra pressão alta e dor de cabeça (infusão folhas).Combate gases e cólicas intestinais, auxilia na produção da bile, facilita menstruação, combate infecções virais (gripe, herpes, cachumba e varicela), bom para digestão, icterícia, arrotos, enjôos, fadigas, inflamações oculares.
· Uso culinário: Saladas, molhos.Ótimo tempero para o ponche (1 mão cheia de erva picada). Licor caseiro: 2 mãos cheias de folha de melissa amassadas, 1 litro de vodka, 3/4 xícaras de mel, casca ralada de um limão. Agite bem e deixe descansar uma semana. Coe, engarrafe e espere três semanas antes de usar. Picada fina a erva vai bem em molhos brancos para peixe, arenques em conserva, aves e carne de porco. O vinagre de estragão e melissa é muito apreciado e dá excelente mistura.
Vidomar Nunes Miranda Neto – Acadêmico do Curso de Agronomia; bolsista PROEC/UEMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)