Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/10/2015 09:00

O Aleitamento e o desenvolvimento psíquico do bebê

Cuidado Materno

A relação do bebê com a mãe começa muito antes de ele nascer. Expectativas em relação à aparência física, sexo, jeito de ser e personalidade do bebê, podem fazer parte das idealizações maternas.

Durante a gravidez, grande parte das mães já se preocupa com a amamentação e cria fantasias que denotam medo de não conseguirem realizar essa tarefa. A garantia de obterem resultados satisfatórios depende de vários fatores, que incluem condições físicas, emocionais e ambientais. Todas as mães são capazes de amamentar, mas nem sempre conseguem fazê-lo do modo como esperavam. Fala-se muito sobre as maravilhas do aleitamento; no entanto, as que não o conseguem sentem-se muito frustradas, chegando até a não se sentirem boas mães por causa disso. Há muita cobrança por parte da sociedade em relação à amamentação.

Hoje também se destaca muito a importância da amamentação e de seus benefícios. E, de fato, os bebês e as mães que usufruírem na íntegra dessa experiência só terão a ganhar.

Logo ao nascer, o bebê necessita de inúmeros cuidados, em sua maioria físicos. Sozinho, o recém-nascido não consegue sobreviver e, portanto, necessita de alguém que cuide dele, e a amamentação representa apenas um entre os muitos cuidados.

O que caracteriza uma boa mãe é o padrão de cuidados por ela proporcionados ao bebê – e esse padrão deve ser confiável e regular. Uma mãe envolvida com seu filho pode ser uma excelente mãe, mesmo que o amamente com mamadeira.

Vejo algumas mães muito preocupadas – chegam inclusive a ficar perdidas – ao tentar amamentar o bebê da melhor maneira possível. São muitas as informações disponíveis, algumas até contraditórias. Há formas e formas de amamentar um bebê, pois cada um deles é único – e é isso que deve ser levado em conta. No entanto, é muito importante que a mãe seja orientada nesse sentido, para que possa realizar essa tarefa de modo natural e espontâneo.

È fundamental esclarecer dúvidas e obter informações sobre como posicionar o bebê durante a amamentação, como apresentar o seio a ele, como saber se ele está mamando corretamente, como posicionar o bebê para arrotar, como saber o momento certo para desmamá-lo, entre tantos dados sobre o assunto que muito contribuem para um aleitamento bem-sucedido. As mães precisam saber tudo isso para se sentirem confiantes. A segurança delas é o que proporciona segurança e tranquilidade ao bebê, fundamentais para a saúde psíquica dele.

É muito importante a mãe estar inteira e presente durante o aleitamento. A experiência da amamentação é rica em inúmeras sensações e não pode ser mecânica, pois o bebê, mesmo muito pequeno, já é capaz de captar como uma esponja essas sensações.

Consultar um especialista pode ser uma boa alternativa para receber informações e sanar dúvidas sobre o aleitamento, sendo possível tomar essas providências ainda na gestação.

Amamentar é um ato de amor e deve ser natural. Mas exige empenho e doação. Essa entrega torna a experiência inigualável e rica em sensações, pois inclui o calor, o cheiro, o toque, a voz, o olhar, que alimentam o corpo e a alma não só do bebê, mas também da mãe – e ela pode vivê-la como algo transformador em sua vida.

Por Cynthia Boscovich

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)