Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019

Últimas Notícias

17/01/2019 11:00

Nutricionista dá dicas de suplementação para corredores

Sua Corrida

NUTRICIONISTA DÁ DICAS DE SUPLEMENTAÇÃO PARA CORREDORES Suplementar a dieta com as receitas indicadas e ter alimentação adequada favorecem os resultados buscados pelos corredoresRedaçãoPOR
REDAÇÃO

Os suplementos alimentares, como o nome já diz, servem para complementar a dieta de atletas amadores e de alta performance, provendo os nutrientes que contribuem para o condicionamento físico e a durabilidade. Eles são consumidos por quem procura alcançar os níveis diários recomendados de vários nutrientes que podem estar ausentes da alimentação cotidiana. Com essa função, eles podem colaborar na redução da fadiga muscular, na aceleração do metabolismo e até na perda de gordura.

Segundo Diogo Círico, da Growth Supplements, um dos melhores suplementos para praticantes amadores de corrida ou mesmo para atletas de performance é o BCAA. O nome se refere a uma sigla em inglês para “Aminoácidos de Cadeia Ramificada”, que se deve ao fato de a estrutura molecular desses nutrientes estar ligada de forma específica e diferente das demais.

Ele possui três tipos distintos de aminoácidos: leucina, valina e isoleucina, que são formulados de maneiras diversas por cada fabricante. Normalmente, os produtos no mercado brasileiro possuem mais leucina do que valina, que, por sua vez, está em maior quantidade do que a isoleucina.

MAIS
Nutrição para a meia-maratona: o combustível certo para os treinos
Cuidados para se dar bem em uma corrida noturna

“A diferença real está no indivíduo que vai consumir os BCAA: pessoas com boas condições físicas, que conseguem realizar treinos intensos e têm grande quantidade de massa muscular precisam de mais leucina do que dos demais. Já pessoas com pouca massa muscular e que estão em um nível iniciante de treinos estarão bem amparadas com a versão 2-1-1”, explica o nutricionista.

O suplemento com BCAA já foi estudado exaustivamente por cientistas da nutrição esportiva, que demonstraram recentemente que ele é mais bem aproveitado quando consumido antes e depois do exercício físico. Nesse tipo de uso, os BCAA ajudam a reduzir o dano muscular causado pelo esforço, a reagir à fabricação corporal de proteínas, além de influenciar na recuperação de células de defesa do sangue e manter a concentração plasmática de glutamina elevada.

Termogênicos
Outra possibilidade é consumir termogênicos – alguns fabricantes vendem uma receita de cafeína, gengibre e um composto chamado de “Hot”.

Em termos gerais, a termogênese corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos do corpo humano. Toda substância que influencia positivamente o aumento do gasto calórico pode ser considerada um termogênico, casos também de mostarda, vinagre de maçã e aspargos.

Segundo Círico, os alimentos e suplementos termogênicos podem ajudar um praticante de corrida de duas formas: no efeito estimulante e na resistência que eles oferecem. Em relação ao efeito estimulante, Círico alerta que os alimentos e suplementos que contêm cafeína, teobromina e teofilina atuam no sistema nervoso central, o que pode aumentar o desempenho atlético do indivíduo por meio de redução da fadiga e melhor tolerância à dor.

“Alimentos como pimenta e gengibre estimulam o metabolismo das gorduras. Esse efeito pode ativar a oferta de energia para as células musculares, melhorando o desempenho atlético – em especial nas provas de longa duração que exigem oferta de energia especial e programada”, conta ele.

Em relação à resistência, corredores de curta, média ou longa distância podem ser beneficiados com termogênicos pela capacidade que eles possuem de gerar mais energia e, consequentemente, uma maior capacidade de realizar treinos duradouros sem perceber o esforço.

Círico também recomenda o famoso whey protein: “É um dos suplementos mais eficientes e com maior número variação de aplicações”, diz ele. “Como ele é composto por proteínas específicas encontradas apenas no soro do leite, é ótimo que idosos, gestantes, lactentes, portadores de algumas enfermidades, crianças, esportistas amadores e atletas profissionais consumam o whey”, completa.

Nos últimos anos, o suplemento vem sendo considerado funcional devido aos possíveis benefícios que confere à saúde: diversas pesquisas ao redor do mundo evidenciaram que o consumo de whey auxilia o corpo de diversas formas.

Suplementação para energia
Para correr, o nutricionista alerta que são necessários dois elementos: disposição e energia. Para consegui-los, o corpo precisa de carboidratos – e é por isso que, quanto maior o consumo deles, mais disposição física. Suplementos que possuem carboidratos podem ser utilizados antes e durante a corrida, fornecendo e recuperando as reservas energéticas.

“Antes do treino, o atleta pode utilizar produtos como a dextrose e a maltodextrina. Assim, o corpo armazena a glicose necessária para finalizar a corrida”, diz Círico. “Durante o treino, ele necessita recuperar a energia de forma rápida e imediata. Uma boa opção para isso são as bebidas isotônicas e os géis de carboidrato. Esses suplementos têm rápida absorção no organismo e apresentam um consumo mais prático do que outros alimentos”, finaliza.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Fevereiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)