Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nutricionista alerta sobre alimentação no carnaval

Irene Lôbo/ABr - 20 de fevereiro de 2004 - 14:00

“Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não”, já dizia a famosa marchinha de carnaval de Mirabeau Pinheiro, composta na década de 50. No período de carnaval, o aumento do consumo de álcool e a mudança repentina de hábitos, como alterações no horário do sono e na alimentação, podem prejudicar a saúde dos foliões. Também é no período de carnaval que aumentam os atendimentos nas emergências dos hospitais. Além dos traumas causados por acidentes de trânsito e pela violência, o calor e o descuido com a alimentação são os grandes vilões do período.

Alimentos mal conservados e manipulados de forma incorreta são “pratos cheios” para a proliferação de bactérias que, quando ingeridas, podem causar diarréias, vômitos, febre e até levar à morte.

A nutricionista Ethel Santos, do Cardiotrauma Ipanema - hospital de emergência da zona sul do Rio de Janeiro – explica que crianças, idosos e pessoas debilitadas são os mais vulneráveis às intoxicações alimentares e às desidratações causadas pelo excesso de sol. “Essas pessoas devem procurar um médico logo no início do mal-estar”, alerta Ethel.

Alguns alimentos merecem cuidado redobrado antes de serem consumidos, tais como: os sanduíches a base de molhos e maionese, os queijos e carnes na brasa, as frituras, os frutos do mar e os alimentos conservados em temperaturas inadequadas. “É muito importante sempre conhecer a procedência dos alimentos, das bebidas e preferir os gêneros frescos e conservados adequadamente”, ensina a nutricionista.

Segundo ela, uma alimentação rica em carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e água, tais como massas, grelhados, saladas e frutas, é o ideal para amenizar as possíveis perdas e garantir o bom condicionamento físico do folião.

No caso do consumo de álcool, o ideal é limitar a quantidade, se possível intercalando as doses com água e sucos, para evitar a desidratação e o coma alcoólico. Para isso, o recomendado é a ingestão de muita água filtrada e de coco e sucos de frutas.

Em caso de desidratação com vômito e diarréia, o indicado é uma alimentação rica em sucos de caju, goiaba e maçã e o consumo de vegetais como batata, cenoura, chuchu e carnes brancas. Uma outra sugestão da nutricionista é o consumo de banana e água de coco, alimentos ricos em potássio e mineral que são substâncias importantes na reposição hídrica e de sais minerais do organismo.

SIGA-NOS NO Google News