Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nutrição - Não julgue os alimentos pela aparência

Agência do Rádio - 06 de novembro de 2006 - 06:32

Seja nas gôndolas dos supermercados, na mesa de um restaurante ou na própria comida de casa, os alimentos refinados estão presentes em maior número do que os integrais. Mas os especialistas recomendam a troca do arroz, da farinha e até do açúcar refinados, ou brancos, por suas versões mais completas. A nutricionista Simone Castilho destaca que não se pode julgar os alimentos pela aparência.

"Infelizmente, as pessoas dão muita preferência para aquilo que é branquinho, limpinho. Têm a falsa sensação de que é mais higiênico. Sendo que, na verdade, elas estão escolhendo um arroz branco, um açúcar branco, uma farinha branca, e simplesmente todos os ingredientes que tinham ali, na forma bruta, foram jogados no lixo. Então, por uma questão estética, não vale a pena você estar escolhendo o refinado em vez do integral."

O arroz e a farinha integrais podem ser usados em substituição às versões brancas. O açúcar refinado, por sua vez, pode ser trocado pelo mascavo ou demerara ou, ainda, por mel de abelhas ou melado de cana. Com a troca, o consumidor ganha mais nutrientes, como vitaminas do complexo B e fibras alimentares.

De Brasília, Yuri Achcar

SIGA-NOS NO Google News