Cassilândia, Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

26/07/2015 09:00

Nunca é tarde para aprender a andar de bicicleta

Saúde Plena

 

Ser adulto e não saber andar de bicicleta é normal, embora incomum. A maioria das pessoas pedalou muito quando criança e nunca desaprendeu totalmente. Se essa atividade não fez parte da sua infância, saiba que é um ótimo exercício e, cada vez mais, um meio de transporte. Vale a pena aprender e superar os eventuais bloqueios — a principal barreira costuma ser psicológica (o trauma deixado por uma queda, por exemplo).

Márcio Padilha, coordenador do projeto Brasília Amiga da Bike, explica as etapas do aprendizado. “O primeiro passo é vencer o medo. Depois, ensinamos como ter equilíbrio e, por último, damos aula em grupo para ensinar a ter habilidade nas ruas, no trânsito e em locais com obstáculos.” Segundo Padilha, quatro aulas costumam ser o suficiente para o aluno conquistar autonomia.

A paciência do instrutor é fundamental se a pessoa “trava” diante do desafio. Adultos e crianças são bem diferentes nesse aspecto. “Os primeiros têm um pouco mais de dificuldade por terem os músculos já programados e, às vezes, carregarem um bloqueio emocional. A criança é naturalmente destemida”, explica o professor de bike Phillip James Fiuza.

A recomendação é: não tenha medo de cair nem se sinta constrangido. A pedagoga Lorena Ribeiro, 48 anos, aprendeu a andar de bicicleta só há sete anos. Por ter caído e se machucado na infância, não quis mais saber de pedalar. O choque fez com que ela se afastasse de toda atividade física. Só decidiu rever seus conceitos após muito conversar com um amigo que é personal trainer. “Eu tinha vergonha por causa da idade, mas esse amigo se dispôs a me ensinar. Foram 10 aulas e já saí pedalando”, conta. “Hoje, tenho uma vida mais saudável e me exercito de várias formas”, comemora.

Além de divertido, andar de bicicleta trabalha os membros inferiores e previne varizes. “Pode trazer muitos benefícios para os músculos inferiores e tratar problemas circulatórios. O coração periférico (panturrilha) é bem trabalhado. Para quem tem problemas de varizes e pernas inchadas, é fundamental“, explica o angiologista Antonio Carlos de Souza, especialista em cirurgia vascular.

Mente e corpo se beneficiam da prática. Segundo o psicólogo Alexandre Valle, há um ganho no metabolismo e em aspectos emocionais. “O momento da pedalada propicia reflexão. É uma atividade simples, mas que pode ajudar no combate à depressão e ao transtorno de ansiedade”, diz o psicólogo. Contudo, antes de aderir à bike, não deixe de consultar um médico. Ele lhe pedirá exames para aferir aptidão física. Manter-se hidratado durante os passeios também é essencial.

A magrela ideal
Para escolher a bicicleta certa, você deve prestar atenção em alguns detalhes. Primeiro, teste a bicicleta. Tenha certeza de que você pode encostar o pé no chão e prefira modelos que não tenham aquela barra vertical entre as pernas.

Pessoas acima do peso devem comprar bicicletas mais resistentes. O modelo mais bonito não necessariamente é o melhor. Ela deve ser leve e com aros fortes.
Outro ponto importante é o preço. Não existe bicicleta “baratinha”. Na hora da compra, pense nos benefícios e não economize. O barato pode sair caro. Comprar uma bicicleta usada pode ser uma boa opção.

Bons motivos para aprender pedalar
- Faz bem à saúde
- Trabalha a musculatura inferior
- Relaxa
- Pode servir como meio de transporte

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 20 de Setembro de 2017
Terça, 19 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 18 de Setembro de 2017
22:10
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)