Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Número de uniões legais tem queda de 4%

Marina Domingos/ABr - 13 de abril de 2004 - 14:15

As estatísticas relacionadas aos registros civis de casamento e separação judicial analisadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/2002) – e que serviram de base para a Síntese dos Indicadores Sociais divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – revelam uma queda de 4% no número de casamentos em relação a 1992. Em comparação com 2001, houve aumento de 1% no número de uniões legais.

No Espírito Santo foi registrado o maior número de uniões legais, numa taxa de 5,6%, ao contrário do Maranhão que ficou com apenas 2,2 dos casamentos para cada mil pessoas.

Um dado curioso revelado pela pesquisa foi o decréscimo da idade média para o casamento entre mulheres e homens. Em 1991, o estudo revelava que a média de idade entre as mulheres na hora do casamento era de 23,7 anos e dos homens era de 27 anos de idade. Hoje, as informações mostram que as mulheres e os homens estão subindo ao altar cerca de três anos mais velhas, com 26,7 anos e 30,3 anos respectivamente.

A professora Mabel dos Santos Quites é um exemplo. Ela se casou aos 30 anos com o metalúrgico Werbert Geraldo Quites, ele com 31 anos de idade. Os dois namoraram cerca de oito anos antes do casamento e hoje já completam seis anos de matrimônio com dois filhos. “Esperei bastante para casar, pois precisava de segurança financeira, estabilidade emocional e também na carreira, além disso pensava em curtir a vida. Depois de casar e ter filhos é mais difícil”, disse ela.

SIGA-NOS NO Google News