Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/01/2012 07:01

Número de trotes para o 190 e 193 apresentam queda

Notícias MS/ Luciana Bomfim

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) divulgou levantamento dos trotes recebidos através dos números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros), e registrou queda de 6,2% nos trotes consumados em 2011. No mesmo período de 2010 foram notificadas 212 ocorrências de trotes no serviço que atende chamadas de emergência. Os trotes consumados corresponderam a 0,15% das ocorrências atendidas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

O Ciops registrou em 2011 na Capital 142.895 tentativas de trote. Os números correspondem a 12,4% das chamadas recebidas. O percentual de tentativas de trotes é considerádol estável, já que em 2010, o levantamento mostra um índice de 12,5%.

Os trotes consumados, quando a viatura vai até o local chamado e só então percebe que é um trote, em 2011 somaram de janeiro a dezembro 0,15% das ocorrências atendidas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Danilo Santos Moreira Leite o baixo percentual e a redução dos trotes consumados é decorrência do trabalho desenvolvido pela equipe do Centro de Operações. “O desempenho dos atendentes e despachadores, que encaminham as ocorrências para as viaturas, filtrando as informações coletadas nas ligações, impede o deslocamento das equipes que estão nas ruas, além de evitar o emprego desnecessário de recursos”, explica o chefe da Seção de Estatística e Planejamento do Ciops.



As tentativas de trote de maior frequência registrados pelo 190 são feitas por crianças, porém há também registros de trotes feitos por adultos. Um estudo realizado pelo Ciops mostrou que a maior incidência de ligações ocorre no horário de saída das escolas, com aumento das chamadas em dois horários, às 12 e às 18h. “É preciso que os pais orientem seus filhos, para que utilizem este serviço somente em casos reais de emergência, como forma de conscientizar estas crianças sobre a função do 190”, explica o major.

Segundo o Código Penal Brasileiro, passar trote é crime e a pena pode variar de um a seis meses de detenção, por crime de comunicação falsa ou contravenção (Art. 340) ou de um a três anos de detenção, por Interrupção ou Perturbação de Serviço Telegráfico ou Telefônico (Art. 266).

Atendimentos

O Centro Integrado de Operações de Segurança responsável pelo recebimento das chamadas emergenciais dos números 190 e 193, também coordena as ocorrências e o empenho de pessoal e viaturas no atendimento de emergência. Em 2011, somente em Campo Grande foram registradas 1.150.151 chamadas, número 6% maior em relação a 2010. Uma média de 3.151 chamadas por dia, divididas em 81% para a Polícia Militar (190) e 19% para o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Os desentendimentos, perturbação do sossego, solicitações de rondas e denúncias de ameaças registram o maior números de casos atendidos através do 190. Já o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, o 193 tem seu maior índice no atendimento em acidentes de trânsito com 27% das ocorrências registradas.

O chefe da Seção de Estatística e Planejamento do Ciops orienta a população para o uso correto dos serviços de emergência. “Os números 190 e 193 são para serem utilizados pela população. Estamos aqui para atender a essas pessoas, mas é preciso ter consciência de que estes números são para serem utilizados realmente em casos de emergência”, finaliza o major Danilo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)