Cassilândia, Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Últimas Notícias

31/01/2016 15:30

Número de pessoas com cálculo renal cresce 30% no verão

EPharma

No verão, o número de pessoas com cálculo renal cresce 30%. Isso acontece porque as pessoas transpiram mais e nem sempre repõem a quantidade de água perdida, como explicou o urologista Archimedes Nardozza no Bem Estar desta quinta-feira (28). “O resultado é que o rim trabalha menos e passa a acumular mais sais, proteínas, facilitando a formação de cálculos.”

O rim é o responsável pela manutenção do equilíbrio hídrico do nosso corpo. Temos apenas uma via de hidratação, que é a boca, e várias de perda de água: urina e coco, transpiração, respiração e fala.

No calor essas perdas são maiores do que no frio. A consultora e pediatra Ana Escobar lembrou que se a gente se hidrata pouco, o rim passa a trabalhar menos.

Homens têm mais pedra no rim do que as mulheres. A principal causa para a formação de cálculo, tirando o distúrbio genético, é a desidratação.

Em segundo lugar vem o excesso de sódio. Além da formação de cálculos, no verão aumenta também o número de pessoas com cólicas renais. Nesta época as pessoas se movimentam mais, o que faz com que a pedra caminhe mais rápido para o ureter.

E não é só a agua que hidrata. Experimente também isotônicos, água de coco e sucos cítricos, como limão, abacaxi, laranja, acerola e tangerina. Os sucos cítricos ajudam a hidratar e tem citrato, substância que evita a precipitação do cálcio na urina.

Segurar o xixi: pode?
Segurar o xixi não é legal! O xixi acumulado na bexiga deixa uma série de resíduos no órgão e pode causar infecção urinária. Além disso, pode dar refluxo no rim pela pressão da bexiga cheia. O refluxo impede o rim de trabalhar direito e pode levar à formação de pedras.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 30 de Março de 2017
Quarta, 29 de Março de 2017
20:34
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)