Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/01/2016 15:30

Número de pessoas com cálculo renal cresce 30% no verão

EPharma

No verão, o número de pessoas com cálculo renal cresce 30%. Isso acontece porque as pessoas transpiram mais e nem sempre repõem a quantidade de água perdida, como explicou o urologista Archimedes Nardozza no Bem Estar desta quinta-feira (28). “O resultado é que o rim trabalha menos e passa a acumular mais sais, proteínas, facilitando a formação de cálculos.”

O rim é o responsável pela manutenção do equilíbrio hídrico do nosso corpo. Temos apenas uma via de hidratação, que é a boca, e várias de perda de água: urina e coco, transpiração, respiração e fala.

No calor essas perdas são maiores do que no frio. A consultora e pediatra Ana Escobar lembrou que se a gente se hidrata pouco, o rim passa a trabalhar menos.

Homens têm mais pedra no rim do que as mulheres. A principal causa para a formação de cálculo, tirando o distúrbio genético, é a desidratação.

Em segundo lugar vem o excesso de sódio. Além da formação de cálculos, no verão aumenta também o número de pessoas com cólicas renais. Nesta época as pessoas se movimentam mais, o que faz com que a pedra caminhe mais rápido para o ureter.

E não é só a agua que hidrata. Experimente também isotônicos, água de coco e sucos cítricos, como limão, abacaxi, laranja, acerola e tangerina. Os sucos cítricos ajudam a hidratar e tem citrato, substância que evita a precipitação do cálcio na urina.

Segurar o xixi: pode?
Segurar o xixi não é legal! O xixi acumulado na bexiga deixa uma série de resíduos no órgão e pode causar infecção urinária. Além disso, pode dar refluxo no rim pela pressão da bexiga cheia. O refluxo impede o rim de trabalhar direito e pode levar à formação de pedras.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)