Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Número de cidades com raiva bovina já passa o de 2007

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 13 de outubro de 2008 - 09:29

O número de municípios com casos de raiva entre bovinos até setembro deste ano já superava o total de 2007, segundo dados da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Segundo o coordenador do Programa de Combate à Raiva, Ademar Etiro Mori, no ano passado inteiro foram 10 municípios de Mato Grosso do Sul com focos em 21 propriedades.

Neste ano, até setembro, são 11 municípios com focos em 20 propriedades. Além da própria migração dos morcegos, devido aos impactos ambientais, Ademar observa que os trabalhos sanitários neste ano estiveram mais voltados à região de fronteira, nas ações de prevenção contra febre aftosa.

A doença ocorreu em municípios que não tinham registros há anos, como Caarapó e em Naviraí, que nunca teve raiva herbívora pelo menos nos últimos 30 anos, segundo histórico da Iagro.

“Essa migração da população de morcegos já era esperada”, diz Ademar, explicando que decorre dos impactos da implantação da usina de Porto Primavera. Os técnicos computam 100 animais mortos por conta da raiva, mas Ademar afirma que este número é bem aquém do real, já que a doença continua produzindo efeitos no rebanho após ser diagnosticada.

Mato Grosso do Sul tem 11 municípios na região do Pantanal onde a vacinação é obrigatória. A raiva afeta o sistema nervoso e provoca paralisia gradativa no animal, até o ponto em que ele morre por parada respiratória. Isso ocorre de 5 a 7 dias após a infecção.

SIGA-NOS NO Google News