Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/03/2013 20:56

Novos sítios arqueológicos foram encontrados em Alcinópolis

Edição MS/PCS
DivulgaçãoDivulgação

 

Mais seis sítios arqueológicos foram encontrados na Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação Monumento Serra do Bom Jardim, como abrigos sobre pedras e gravuras de pinturas rupestres. A descoberta aconteceu durante visita de pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Com o apoio da prefeitura, o mestrando em Antropologia pela referida universidade, Keny Marques Lima, veio ao nosso município para completar seu curso com o serviço de campo, através de visitas aos sítios arqueológicos e descoberta de novos locais. “O campo é o momento em que o pesquisador coletará seus dados no intuito de expô-los, quantificando e qualificando-os”, explicou Keny.

O mesmo esteve acompanhado do turismólogo e fotógrafo, Luciano Santos Rodrigues, do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Elisberto Bufinha, além de Edílson Cotonett e Erciliomar Furquim, servidores da secretaria.

Os novos sítios nunca haviam sido visitados e um deles chamou atenção: uma gravura geométrica de quase 50 cm. Os locais descobertos ainda não estão abertos para visitação, pois necessitam de mais estudos e registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Alcinópolis: a Capital Estadual da Arte Rupestre

Estas novas descobertas citadas acima confirmam o potencial de Alcinópolis na arte rupestre. No município existe a Rota dos Sítios Arqueológicos, roteiro que vem atraindo turistas não só do Brasil, mas também da Europa, como a recente visita de turistas da Eslovênia e Bósnia.

A visitação só é permitida perante agendamento e autorização do órgão gestor municipal, uma vez que é necessário o acompanhamento de guias e monitores ambientais.

Você sabe o que são Sítios Arqueológicos de Arte Rupestre?

É um local no qual os homens que viveram antes do início de nossa civilização deixaram algum vestígio de suas atividades: uma pintura, uma sepultura ou simples marca de seus passos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)