Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novos secretários do governo devem ser empossados dia 3

Waldemar Gonçalves Jr. e Maristela Brunetto / Campo Grande News - 22 de outubro de 2004 - 12:49

O novo secretariado do governo estadual será anunciado na próxima quarta-feira, disse nesta manhã o governador Zeca do PT, ao chegar para reunião com os 17 prefeitos do PDT em Mato Grosso do Sul.
A reforma no primeiro escalão está na reta final. Ainda nesta sexta-feira, o governador deve reunir-se com os membros da bancada estadual do PT e, na segunda-feira, espera a cartada final, quando coloca os nomes na mesa em reunião com o Conselho Político do partido.
O objetivo do governador é dar posse aos novos secretários no dia 3 de novembro, após o feriado de Finados.
Pelas articulações políticas iniciadas após as eleições de 3 de outubro, o PL deve ocupar as secretarias de Saúde e de Juventude, Esporte e Lazer. O PDT fica com Produção e Turismo e a pasta de Justiça e Segurança Pública. Ao PTB deve ser destinada a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Há ainda o PP, para quem o governo não deve entregar secretaria, mas contemplar "na medida do possível", conforme avalia o governador. Na avaliação de Zeca, não é possível alinhar o PP aos demais aliados, porque o partido não tem bancada na Assembléia Legislativa, ao contrário dos demais.
Tudo indica que o PP fique com alguma autarquia ou fundação. A reforma, portanto, vai chegar a outros escalões da administração, conforme entendimento dos aliados que vão ocupar as pastas do Executivo.
Os nomes ainda são incertos. O deputado Dagoberto Nogueira, por exemplo, é indicado – praticamente definido – pelo PDT para a Produção e Turismo, mas reluta e quer continuar na Assembléia Legislativa. João Paulo Esteves, atual secretário de Saúde, é do PL, mas não há garantias de que fique no cargo.
Para evitar exposição excessiva e especulações, a reforma, inicialmente prevista para ser anunciada até o fim do ano, foi antecipada pelo governador. Dentro do PT também há discussões sobre novos secretários e os nomes devem ser definidos na reunião de segunda-feira.
Ontem, o senador Delcídio do Amaral revelou que o governador vai indicar os ocupantes de seis das nove secretarias a serem ocupadas pelo PT. Na cota pessoal de Zeca estão a Coordenação Geral do Governo; Receita e Controle; Desenvolvimento Agrário; Planejamento; Assistência Social; e Infra-Estrutura.

SIGA-NOS NO Google News