Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/03/2015 19:03

Novos cargos em cartórios eleitorais são aprovados pela CCJ da Câmara

TSE

O Projeto de Lei nº 7.027/2013, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cria cargos efetivos e funções comissionadas nos quadros de pessoal dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), foi aprovado na última quarta-feira (11) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Se não houver recurso para apreciação pelo Plenário, o projeto de lei seguirá para análise do Senado Federal.

A proposta prevê a criação de 166 cargos efetivos de analista judiciário, 166 de técnico judiciário, 167 funções comissionadas de chefe de cartório eleitoral, nível FC-6, e 167 funções comissionadas de assistente I, nível FC-1, para zonas eleitorais indicadas no texto.

Estão previstas ainda a transformação de 314 funções comissionadas de nível FC-4 e de 2.559 funções comissionadas de nível FC-1 em 2.873 funções de chefes de cartório, nível FC-6, além da criação de 2.873 funções comissionadas de assistente I, nível FC-1.

O projeto visa corrigir o déficit de pessoal existente na Justiça Eleitoral. As despesas decorrentes dos novos cargos serão custeadas por dotações orçamentárias dos TREs. A proposta teve a aprovação do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) antes de seguir para o Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, foi analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e de Finanças e Tributação (CCF).

O relator na CCJC, deputado Valtenir Pereira (Pros-MT), ressaltou que “o projeto está instruído com farta e suficiente documentação do Tribunal Superior Eleitoral, onde se permite constatar a efetiva necessidade da criação e transformação de novos cargos, bem como a criação de funções comissionadas no seu quadro de pessoal, destinadas aos cartórios eleitorais”.

Corte Superior Eleitoral

Em agosto do ano passado, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, já havia apresentado ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 7.889/2014, que dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos em comissão e funções comissionadas na Corte Eleitoral. A proposta prevê a criação de 118 novos cargos efetivos, sendo 110 para analistas e 8 para técnicos. O projeto também visa criar 44 cargos em comissão, além de um total de 382 funções comissionadas distribuídas em todos os níveis.

A última vez que o TSE teve um aumento do seu quadro de servidores foi em 2006, por meio da Lei nº 11.202/2005, que fixou o quantitativo do pessoal lotado na Corte em 779 servidores – número que vem se mantendo inalterado há oito anos. Dentre os demais tribunais superiores (STJ, TST e STM), a Corte Eleitoral é o órgão com o menor número de cargos em comissão e funções comissionadas.

O projeto tramita na Câmara dos Deputados. Uma vez aprovado, será encaminhado para revisão pelo Senado Federal, antes de seguir à sanção presidencial.

CX/JP, com informações da Agência Câmara

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)