Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo secretário de Produção e Agricultura familiar toma posse na segunda-feira

Bruno Chaves, Noticias MS - 08 de fevereiro de 2015 - 08:34

Novo secretário de Produção e Agricultura familiar toma posse na segunda-feira

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja empossa nesta segunda-feira (9) o engenheiro agrônomo Fernando Mendes Lamas como novo dirigente da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf). Ele foi escolhido pela vasta experiência e conhecimento técnico na área de Agronomia.

A solenidade de posse do cargo está marcada para às 8h na sala de reuniões do gabinete do governador. Representantes das entidades da classe produtora e de institutos de pesquisas agropecuárias confirmaram presença no evento.
Lamas é pesquisador e foi chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, onde desenvolveu trabalhos com a cultura do algodoeiro, sistema de produção, rotação de culturas, avaliação de linhagens/cultivares e manejo de reguladores de crescimento.
Ele ainda possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais e é colaborador do curso de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ministrando aulas sobre a cultura do algodoeiro.
Currículo
Fernando Mendes Lamas possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa-MG (1978), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa-MG (1988) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (1997).
De 1979 a 1980, trabalhou em empresa produtora de defensivos agrícolas em São Paulo. Por concurso público foi admitido na EMPAER-MS, em 1980. Até 1983, atuou com extensionista rural em Mundo Novo, MS, trabalhando com pequenos agricultores e agricultura familiar, sendo também o responsável pelo escritório local da EMPAER-MS. A partir de 1983, passou a exercer a função de pesquisador da EMPAER-MS, trabalhando com práticas culturais na cultura do algodoeiro.
No período de junho de 1990 a janeiro de 1994, foi gerente regional da EMPAER-MS. Durante este período manteve as atividades de pesquisador, trabalhando com a cultura do algodoeiro. Em janeiro de 1997, foi contratado através de concurso público pela Embrapa Agropecuária Oeste.
Na Embrapa trabalhou com validação de tecnologias junto a agricultores familiares e assentados do programa de reforma agrária. No período de janeiro de 2002 a dezembro 2005, em parceria com o IDATERRA, UEMS, INCRA e CNPq, atuou no Programa de Apoio Tecnológico e Científico aos Assentamentos da Reforma Agrária – Experiência Piloto em Mato Grosso do Sul, como o gestor por parte do CNPq, sendo o responsável pela cota de bolsas.

SIGA-NOS NO Google News