Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

"Novo-rico": um cara duro de aturar!

Manoel Afonso - 19 de junho de 2007 - 08:23


“Ser novo - rico pode ser ridículo,
mas deve ser ótimo. Trágico deve
ser novo - pobre”(Paulo Mayr)

“Quando você gasta trezentos mil dólares num carro importado, as pessoas descobrem duas coisas a seu respeito: você é rico. Seus filhos não serão.” (Eugênio Mohallen)
Claro que subir na vida é o sonho de todos nós. Faz parte do projeto de qualquer homem desde que o mundo é mundo. Evidente que nem todos conseguem por uma série de razões conhecidas: incompetência, azar, falta de oportunidades e circunstâncias diversas.
A lógica diz que a gente deve aplaudir quem conseguiu chegar lá no topo, mas o problema é que não se aceita a postura deste vencedor. Lidar com fama e dinheiro é mais ou menos igual: sem estrutura e pés no chão acaba-se embriagado pelo sucesso. Neste rol estão jogadores de futebol, empresários, cantores, herdeiros de fortunas e artistas diversos.
Dinheiro não é problema para quem sempre ele no bolso. Aprende-se a conviver com ele sem fobias e loucuras. Vou dar dois exemplos bem conhecidos que vêm a calhar: Lúdio Coelho e Antônio Ermírio de Moraes. Ambos nasceram em berço de ouro, sempre tiveram noção do que podiam e jamais mudaram a forma de conduta, o jeito de ser. Ambos nunca tiveram a preocupação em demonstrar ou exteriorizar a riqueza. Adotam a discrição e a simplicidade, mas isso não quer dizer que sejam avarentos, escravos do dinheiro e que não vivam bem, cercados de todo conforto.
Enquanto isso, o novo-rico não tem parâmetro de postura . Talvez para compensar as dificuldades, frustrações ou recalques do passado, quando sua condição financeira era outra, acaba atravessando o sinal em dois pontos: o primeiro é que, no afã de se exibir, e se auto-afirmar, acaba sendo ridículo, humilhando inclusive pessoas ao seu redor de menor condição social,e o segundo é que, pelo excesso de gastos, corre risco de perda do próprio patrimônio.
Os primeiros ganhadores da Loteria Esportiva são bons exemplos de quem ficou milionário muito rapidamente. Muitos deles acabaram deslumbrados, gastaram demais e mal e acabaram praticamente pobres. Enquanto o paulista Dudu, gastou rapidamente o que faturou sozinho com os 13 pontos, o caipira Iron continuou bem tranqüilo no seu “reino encantado” de Iporá, do interior goiano, com sua família, amigos verdadeiros e os bois nos pastos das fazendas que comprou. Cabeça no lugar!
A sociedade de consumo com seus “valores discutíveis” acaba influenciando em muito no modo de viver do novo rico, que desperta para a vida como uma ave que sai do ovo. Quer sair andando, correr, voar mesmo sem ter aprendido a bater as asas. O novo rico-rico, muda em tudo: de endereço, barbeiro, mecânico, amigos e boteco. E é muito fácil identificá-lo. Ele quer ser visto, notado, não importa como, inclusive pela falta de auto crítica e senso de ridículo. Está cheio deles por aí.
Manoel Afonso
(comentarista da TV.Record-MS)

SIGA-NOS NO Google News