Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/10/2004 14:24

Novo Projeto Rondon terá edital ainda em outubro

Comunicação/MEC

O novo Projeto Rondon, que deverá ser implantado ainda este ano, pretende aumentar a participação dos jovens universitários no desenvolvimento do País, além de levá-los ao conhecimento da realidade brasileira. O edital convocando as instituições que desejam participar da iniciativa será publicado este mês. As universidades interessadas deverão apresentar seus projetos em novembro.


A proposta de reativação do Projeto Rondon partiu da União Nacional dos Estudantes (UNE) que, em novembro de 2003, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a sugestão. Para isso, foi criado em março deste ano um grupo de trabalho interministerial, composto por representantes dos ministérios da Educação (Secretaria de Educação Superior); do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Integração Nacional; e da Defesa, que irá coordenar o novo projeto.


O grupo de trabalho definiu algumas metas para a nova fase do Projeto Rondon. Seu objetivo principal é utilizar as habilidades universitárias para contribuir com o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes, estimular a busca de soluções para os problemas sociais – ajudando na formulação de políticas públicas locais –, e cooperar para a formação acadêmica do estudante que terá maior conhecimento da realidade brasileira e estímulo para exercer sua responsabilidade social e patriotismo.


Atividades – Serão desenvolvidas, inicialmente, atividades no município de São Gabriel da Cachoeira e, em seguida, em outros municípios do Estado do Amazonas. O projeto deverá se estender também ao Nordeste e contará com três tipos de operação: a nacional, que deslocará universitários nas férias escolares para outras regiões; a regional, que será realizada nas periferias próximas aos campi; e a especial, que terá ajuda das entidades públicas e privadas na realização de atividades específicas.


A participação das instituições de ensino é fundamental para o andamento do projeto. “As universidades vão assegurar uma linha acadêmica ao projeto”, afirmou o professor Jorge Gregory, coordenador-geral de Orientação e Controle da Educação Superior e membro do grupo de trabalho. De acordo com Gregory, a participação permite mobilidade estudantil e propicia ao estudante vivenciar outra realidade.


A partir de janeiro de 2005, o Projeto Rondon será contado como crédito nas grades curriculares das instituições de ensino superior.


Repórter: Jalila Arabi, estagiária da SESu – Elaina Daher, jornalista responsável

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)