Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo Projeto Rondon terá edital ainda em outubro

Comunicação/MEC - 07 de outubro de 2004 - 14:24

O novo Projeto Rondon, que deverá ser implantado ainda este ano, pretende aumentar a participação dos jovens universitários no desenvolvimento do País, além de levá-los ao conhecimento da realidade brasileira. O edital convocando as instituições que desejam participar da iniciativa será publicado este mês. As universidades interessadas deverão apresentar seus projetos em novembro.


A proposta de reativação do Projeto Rondon partiu da União Nacional dos Estudantes (UNE) que, em novembro de 2003, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a sugestão. Para isso, foi criado em março deste ano um grupo de trabalho interministerial, composto por representantes dos ministérios da Educação (Secretaria de Educação Superior); do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Integração Nacional; e da Defesa, que irá coordenar o novo projeto.


O grupo de trabalho definiu algumas metas para a nova fase do Projeto Rondon. Seu objetivo principal é utilizar as habilidades universitárias para contribuir com o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes, estimular a busca de soluções para os problemas sociais – ajudando na formulação de políticas públicas locais –, e cooperar para a formação acadêmica do estudante que terá maior conhecimento da realidade brasileira e estímulo para exercer sua responsabilidade social e patriotismo.


Atividades – Serão desenvolvidas, inicialmente, atividades no município de São Gabriel da Cachoeira e, em seguida, em outros municípios do Estado do Amazonas. O projeto deverá se estender também ao Nordeste e contará com três tipos de operação: a nacional, que deslocará universitários nas férias escolares para outras regiões; a regional, que será realizada nas periferias próximas aos campi; e a especial, que terá ajuda das entidades públicas e privadas na realização de atividades específicas.


A participação das instituições de ensino é fundamental para o andamento do projeto. “As universidades vão assegurar uma linha acadêmica ao projeto”, afirmou o professor Jorge Gregory, coordenador-geral de Orientação e Controle da Educação Superior e membro do grupo de trabalho. De acordo com Gregory, a participação permite mobilidade estudantil e propicia ao estudante vivenciar outra realidade.


A partir de janeiro de 2005, o Projeto Rondon será contado como crédito nas grades curriculares das instituições de ensino superior.


Repórter: Jalila Arabi, estagiária da SESu – Elaina Daher, jornalista responsável

SIGA-NOS NO Google News