Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo programa evita erros no IR e pode livrar contribuinte da malha fina

Campo Grande News - 02 de março de 2015 - 18:12

Um novo programa, mais interativo e adaptável às plataformas móveis é a ferramenta em que a Receita Federal está apostando para agilizar a entrega das declarações do Imposto de Renda de 2015 e, ao mesmo tempo, reduzir o número de contribuintes que caem na malha fina.

Entre as principais novidades do programa está a possibilidade de utilizar tablets e smartphones para preencher e transmitir a declaração. Além disso, o novo programa salva a declaração em nuvem, permitindo o acesso integrado tanto pelo computado ou notebook quanto pelos dispositivos móveis. "O importante é o contribuinte ter cuidado no preenchimento e verificar as mensagem do programa cada vez que acessar a declaração", orienta a supervisora local do Programa, Adalgisa Fugita.

A declaração pré-preenchida e os avisos de erro e pendências também visam reduzir as chances de erro, que, segundo o supervisor da equipe de malha fina, Gilson Ishilkawa, é uma das principais causas de retenção de declarações. De acordo com Ishikawa, em 2014 a maioria das declarações que ficaram retidas na malha fina apresentavam problemas com a omissão de rendimentos. “Isso geralmente acontece por erro no preenchimento”, avalia o supervisor.

Este ano, a estimativa é de que 365 mil contribuintes apresentem a declaração, um número 2% maior que o do ano passado, acompanhando a projeção de crescimento feita em nível nacional. De acordo com o delegado da Receita em Mato Grosso do Sul, Flávio de Barros Cunha, as projeções com base em anos anteriores também indicam que aproximadamente 15% dos contribuintes tendem a deixar a entrega da declaração para o último dia do prazo. Isso significa que, só em Mato Grosso do Sul, cerca de 54 mil declarações devem ser transmitidas à Receita apenas no dia 30 de abril.

“Um risco, não só poque pode haver congestionamento do sistema, como também pela possibilidade de o próprio contribuinte ter algum tipo de problema ou impedimento”, alerta o delegado. A multa para quem entregar a declaração depois do prazo é de 1% ao mês-calendário, calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.

O Programa para o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) pode ser baixado no site da Receita. As declarações podem ser transmitidas de hoje (2) até o dia 30 de abril. As informações e novidades foram apresentadas nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, na sede da Delegacia da Receita Federal, em Campo Grande.

Carnê Leão 2015
Profissionais liberais e autônomos precisam ficar mais atentos à declaração do Imposto de Renda. Também com o objetivo de reduzir o número de contribuintes que têm a declaração retida na malha fina, esses profissionais estão obrigados a informar no programa do Carnê Leão (Recolhimento Mensal Obrigatório) o CPF de cada um dos clientes.

A medida, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, vale para a declaração de IR pessoa física de 2016, ano-base 2015, e permitirá que o Fisco cruze informações fornecidas na declaração pelo contribuinte pessoa física com a de médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e advogados.

SIGA-NOS NO Google News