Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo passaporte brasileiro segue padrão internacional

Alessandra Bastos/ABr - 15 de novembro de 2005 - 07:41

O novo passaporte brasileiro, cujos sistemas digitais de segurança foram apresentados ontem (14) à Polícia Federal pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), trará mais conforto ao viajante.

De acordo com o superintendente de Negócios Estratégicos do Serpro, Wilton Mota, o documento "dá a garantia de que o cidadão brasileiro vai ser tratado nos aeroportos internacionais da mesma forma que um cidadão da Europa". Ele acrescentou que o passaporte segue padrão internacional, "o mesmo adotado pelos Estados Unidos, com mais segurança ainda" e que com ele "o Brasil vai ter a certeza de que o cidadão que está entrando aqui não tem nenhuma pendência".

Quando uma pessoa for tirar o passaporte, os dados dela serão cruzados com registros da Polícia Federal – por exemplo, o Sistema de Procurados e Foragidos. Após o cruzamento, se não houver problema, as informações serão registradas pela Polícia e depois passadas à Casa da Moeda, para a confecção do documento.

Para a emissão do novo passaporte, a documentação exigida será a mesma de hoje. Já a troca só será feita quando o passaporte antigo perder a validade. O novo documento, apresentado em maio, é da cor azul e na capa será estampada a palavra Mercosul. A cor segue o padrão estabelecido pelos países do bloco.

No Brasil, existem o passaporte comum (que é verde e passará a ser azul), o de serviço (na cor verde-oliva), o diplomático (vermelho), o dos estrangeiros asilados e refugiados (amarelo) e o de emergência, válido por prazo curto, em caso de perda do documento (azul-claro). O país emite ainda o "laissez-passer", para cidadãos de nações com as quais quais não mantém relações diplomáticas.

SIGA-NOS NO Google News