Cassilândia, Domingo, 24 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

15/11/2005 07:41

Novo passaporte brasileiro segue padrão internacional

Alessandra Bastos/ABr

O novo passaporte brasileiro, cujos sistemas digitais de segurança foram apresentados ontem (14) à Polícia Federal pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), trará mais conforto ao viajante.

De acordo com o superintendente de Negócios Estratégicos do Serpro, Wilton Mota, o documento "dá a garantia de que o cidadão brasileiro vai ser tratado nos aeroportos internacionais da mesma forma que um cidadão da Europa". Ele acrescentou que o passaporte segue padrão internacional, "o mesmo adotado pelos Estados Unidos, com mais segurança ainda" e que com ele "o Brasil vai ter a certeza de que o cidadão que está entrando aqui não tem nenhuma pendência".

Quando uma pessoa for tirar o passaporte, os dados dela serão cruzados com registros da Polícia Federal – por exemplo, o Sistema de Procurados e Foragidos. Após o cruzamento, se não houver problema, as informações serão registradas pela Polícia e depois passadas à Casa da Moeda, para a confecção do documento.

Para a emissão do novo passaporte, a documentação exigida será a mesma de hoje. Já a troca só será feita quando o passaporte antigo perder a validade. O novo documento, apresentado em maio, é da cor azul e na capa será estampada a palavra Mercosul. A cor segue o padrão estabelecido pelos países do bloco.

No Brasil, existem o passaporte comum (que é verde e passará a ser azul), o de serviço (na cor verde-oliva), o diplomático (vermelho), o dos estrangeiros asilados e refugiados (amarelo) e o de emergência, válido por prazo curto, em caso de perda do documento (azul-claro). O país emite ainda o "laissez-passer", para cidadãos de nações com as quais quais não mantém relações diplomáticas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 24 de Setembro de 2017
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)