Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/11/2005 07:41

Novo passaporte brasileiro segue padrão internacional

Alessandra Bastos/ABr

O novo passaporte brasileiro, cujos sistemas digitais de segurança foram apresentados ontem (14) à Polícia Federal pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), trará mais conforto ao viajante.

De acordo com o superintendente de Negócios Estratégicos do Serpro, Wilton Mota, o documento "dá a garantia de que o cidadão brasileiro vai ser tratado nos aeroportos internacionais da mesma forma que um cidadão da Europa". Ele acrescentou que o passaporte segue padrão internacional, "o mesmo adotado pelos Estados Unidos, com mais segurança ainda" e que com ele "o Brasil vai ter a certeza de que o cidadão que está entrando aqui não tem nenhuma pendência".

Quando uma pessoa for tirar o passaporte, os dados dela serão cruzados com registros da Polícia Federal – por exemplo, o Sistema de Procurados e Foragidos. Após o cruzamento, se não houver problema, as informações serão registradas pela Polícia e depois passadas à Casa da Moeda, para a confecção do documento.

Para a emissão do novo passaporte, a documentação exigida será a mesma de hoje. Já a troca só será feita quando o passaporte antigo perder a validade. O novo documento, apresentado em maio, é da cor azul e na capa será estampada a palavra Mercosul. A cor segue o padrão estabelecido pelos países do bloco.

No Brasil, existem o passaporte comum (que é verde e passará a ser azul), o de serviço (na cor verde-oliva), o diplomático (vermelho), o dos estrangeiros asilados e refugiados (amarelo) e o de emergência, válido por prazo curto, em caso de perda do documento (azul-claro). O país emite ainda o "laissez-passer", para cidadãos de nações com as quais quais não mantém relações diplomáticas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)