Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo modelo de inseminação garante até 65% de prenhês

Aquidauana News - 05 de abril de 2005 - 14:40

Mais uma novidade para os produtores que apostam na genética de ponta para melhorar a qualidade do rebanho: Inseminação Artificial em Tempo Fixo. A nova técnica garante até 65% de prenhes como mostrou o médico veterinário especialista em reprodução animal, Renato Valentim, na palestra “Reprodução Programada em Novilho Precoce” durante o 18° Encontro de Tecnologias da Pecuária que aconteceu durante todo o dia de ontem no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

A nova técnica se diferencia da inseminação artificial convencional porque dispensa a observação de “cio” utilizando os hormônios do próprio animal (progesterona e estrógeno). “Na inseminação tradicional o índice de prenhes é muito pequeno. Fatores como o vento, frio, stress – falha humana – causam perdas de 30 a 50%”, destacou o palestrante.

Outro fator positivo da nova técnica é a antecipação no nascimento do animal, como mostrou a experiência feita com dois lotes de animais da raça Brangus. “Na análise feita o lote de animais inseminados com a nova técnica apresentaram em 45 dias 65% de prenhes, enquanto que o lote inseminado com a técnica tradicional atingiu apenas 19,1% no mesmo período. Outro benefício está na antecipação do nascimento. As fêmeas inseminadas a tempo fixo chegaram a antecipar em 40 dias o nascimento dos animais”, comparou ao destacar que em países como a Europa 100% dos animais são inseminados, impreterivelmente. Já no Brasil esse índice é quase insignificante, resume-se em apenas 5%.

Nesse momento está acontecendo a palestra do diretor de marketing da Claro, Roberto Guenzburger. Ele vai falar sobre a “Força do Marketing”, ferramenta de grande importância para alavancar o setor agropecuário.

SIGA-NOS NO Google News