Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo grupo se inspira no MDB mais radical

Agência Senado - 23 de agosto de 2005 - 08:14

O termo "autêntico" é uma referência ao Grupo Autêntico do Movimento Democrático Brasileiro MDB (MDB), partido que antecedeu o PMDB, de 1966 a 1979, período em que vigorou o bipartidarismo no Brasil durante o regime militar. O MDB era de oposição e o outro partido, a Arena (Aliança Renovadora Nacional) era governista. Os autênticos do MDB formavam, no Senado e na Câmara dos Deputados, um grupo de oposição mais firme ao regime, situado à esquerda do espectro político.

O novo grupo tem a seguinte formação: presidente de honra, Ramez Tebet (MS); presidente-executivo, Pedro Simon (RS); secretário, Mão Santa (PI); vice-presidente, Garibaldi Alves Filho (RN); diretor de Comunicação, Sérgio Cabral (RJ); diretor de Ética, Amir Lando (RO); diretor Financeiro, Almeida Lima (SE); Íris de Araújo (GO).

Manifesto

Esta é a íntegra o manifesto de criação do grup/SPAN>

"O PMDB tem pautado sua atuação na defesa do Estado democrático de direito, da soberania nacional, do desenvolvimento econômico e do combate às desigualdades sociais.

"Foi assim ao longo da ditadura, mesmo com todas as restrições ao funcionamento parlamentar e ao livre debate das idéias.

"Temos tradição política, experiência administrativa, quadro técnico preparado e interlocução na Academia e com os movimentos sociais.

"Somos o maior partido do Brasil, estruturado em todos os seus estados e em quase todos os mais de cinco mil municípios brasileiros.

"Possuímos lideranças cujas histórias de vida se confundem com a luta pela moralidade, ética e probidade no trato com a coisa pública.

"É chegada a hora de assumirmos função de maior destaque na arena política nacional. O papel de coadjuvante a que temos nos submetido nos últimos tempos não tem sido digno do nosso histórico de lutas pela democracia e pelo desenvolvimento soberano.

"É importante que, nesse momento de grave crise, o PMDB assuma plenamente seu relevante papel de guardião da liberdade, da democracia e da justiça social.

"Lançamos, perante nossos pares, um grupo parlamentar intitulado 'Novo Grupo Autêntico do PMDB' que atuará, inicialmente, no âmbito do Senado Federal.

"As normas programáticas e estatutárias do PMDB permitem e legitima a existência de correntes de opinião internas.

"O 'Novo Grupo Autêntico do PMDB' inspira-se no 'Grupo Autêntico do MDB' que ousou enfrentar a ditadura militar no Congresso Nacional, exercendo uma firme oposição parlamentar aos governos autoritários de então.

"O 'Novo Grupo Autêntico do PMDB' objetiva exercer oposição equilibrada e responsável ao governo federal, tendo como princípios inegociáveis: a ética no trato da coisa pública; e a prosperidade e o desenvolvimento com justiça social.

"Para conferir densidade a esses princípios, torna-se imperioso o lançamento de candidatura própria à Presidência da República. Essa é a principal bandeira do 'Novo Grupo Autêntico do PMDB'.

"O lançamento de candidatura própria será uma oportunidade única de demonstrarmos à população brasileira, descrente das instituições e dos partidos políticos, que é possível o exercício do mais relevante cargo executivo nacional sem ferir a ética, sem confundir a estrutura do Estado com a dos partidos de sustentação do governo e sem ceder à tentação do abuso do poder econômico e político que corrompem os Poderes da República, apequenam a representação e ferem de morte as instituições.

"Pelas razões apresentadas, requeremos, por fim, o reconhecimento do 'Novo Grupo Autêntico do PMDB'".

SIGA-NOS NO Google News