Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo estudo permite enxergar detalhes das conexões cerebrais

EPharma Notícias - 06 de abril de 2016 - 14:00

Sabe-se que o cérebro humano tem cerca de 100 bilhões de neurônios. Só que essas células possuem um grande número de conexões com outras, fazendo com que um pequeno grupo delas "desapareça" em meio ao emaranhado de conexões.

Um novo estudo conseguiu reconstruir em três dimensões, com o auxílio de um microscópio eletrônico e com muito trabalho, a grande teia de conexões de um pequeno grupo de neurônios. Uma das conclusões da pesquisa é que as conexões são muito mais emaranhadas do que se imaginava.

O trabalho foi desenvolvido por uma equipe formada por cientistas de Harvard, do Instituto Allen e do Nerf, um instituto belga de pesquisa. Foram mais de dez anos para chegar aos resultados que embasaram a publicação na edição desta semana da revista "Nature".

Segundo os autores, esse tipo de conjunto neuronal pode ser uma espécie de "bloco primordial" -conectados em grandes quantidades, ganhariam funções complexas.

Os resultados reforçam a hipótese da "orquestra sem maestro" para o funcionamento cerebral. "Se escutar apenas os poucos músicos por perto, não fará sentido.

Escutando todo mundo, você entende a música e ela se torna simples, na verdade. Se você pergunta para cada músico o que eles estão ouvindo, você pode até mesmo entender como a música é feita", explica o Clay Reid,
um dos líderes da pesquisa.

SIGA-NOS NO Google News