Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

20/09/2017 09:40

Novo ensino médio quer qualificar estudantes

Agência do Rádio

A estudante brasiliense do nono ano do ensino fundamental Jéssica Alves Costa, de 14 anos, já tem planos para o futuro. Se tudo sair como esperado, Jéssica fará medicina ou algum curso na área de exatas. Mas para que ela chegue até lá, é preciso fazer um bom ensino médio. Mesmo com previsão de começar a valer somente em 2021, Jéssica já pesquisou a respeito do novo ensino médio.

“Eu vi reportagens e notícias que [o novo ensino médio] mudará e organizará matérias por áreas.”

A proposta do novo ensino médio é flexibilizar a grade curricular. Somente algumas disciplinas serão obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. As demais serão de acordo com a área de interesse do aluno.

Outra novidade é que a formação técnica e profissional será mais uma alternativa para o estudante. Com a reforma, o jovem poderá optar por uma formação técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. A estudante Jéssica Costa revela que nunca pensou em fazer um curso profissional, mas esse setor ainda precisa de mão de obra qualificada. Segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Senai, o Brasil terá de qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações da indústria entre 2017 e 2020. O deputado pelo PPS de São Paulo, Alex Manente, defende que a reforma no ensino seja voltada para melhorar esses números.

“A qualificação específica direcionada já no ensino médio permite àquelas pessoas que não terão acesso à universidade ingressarem com qualidade no mercado de trabalho.”

Entre as áreas que mais serão demandas na formação técnica e profissional, estão a de construção, meio ambiente e produção e a de alimentos.

Reportagem, Jalila Arabi.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)