Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo ensino médio quer qualificar estudantes

Agência do Rádio - 20 de setembro de 2017 - 09:40

A estudante brasiliense do nono ano do ensino fundamental Jéssica Alves Costa, de 14 anos, já tem planos para o futuro. Se tudo sair como esperado, Jéssica fará medicina ou algum curso na área de exatas. Mas para que ela chegue até lá, é preciso fazer um bom ensino médio. Mesmo com previsão de começar a valer somente em 2021, Jéssica já pesquisou a respeito do novo ensino médio.

“Eu vi reportagens e notícias que [o novo ensino médio] mudará e organizará matérias por áreas.”

A proposta do novo ensino médio é flexibilizar a grade curricular. Somente algumas disciplinas serão obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. As demais serão de acordo com a área de interesse do aluno.

Outra novidade é que a formação técnica e profissional será mais uma alternativa para o estudante. Com a reforma, o jovem poderá optar por uma formação técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. A estudante Jéssica Costa revela que nunca pensou em fazer um curso profissional, mas esse setor ainda precisa de mão de obra qualificada. Segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Senai, o Brasil terá de qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações da indústria entre 2017 e 2020. O deputado pelo PPS de São Paulo, Alex Manente, defende que a reforma no ensino seja voltada para melhorar esses números.

“A qualificação específica direcionada já no ensino médio permite àquelas pessoas que não terão acesso à universidade ingressarem com qualidade no mercado de trabalho.”

Entre as áreas que mais serão demandas na formação técnica e profissional, estão a de construção, meio ambiente e produção e a de alimentos.

Reportagem, Jalila Arabi.

SIGA-NOS NO Google News