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14/04/2004 15:06

Novo diretor quer aprimorar avaliação da pós-graduação

Assessoria MEC

"A avaliação é o cerne de nosso empenho democrático", afirma o novo diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Renato Janine Ribeiro. Segundo ele, o compromisso da Capes com o “bem comum passa pela garantia da qualidade da formação pós-graduada”, proporcionando à sociedade os melhores profissionais em todas as áreas do conhecimento e da ação qualificada.


Ao assumir a diretoria responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação no País, Renato Janine Ribeiro elogia o patrimônio que a agência constituiu ao longo do tempo, e lembra que ele deve ser respeitado. "Esse patrimônio pode e deve ser constantemente enriquecido. Devemos priorizar a avaliação do resultado mais que do processo. O que importa são os fins, as metas, os valores", acrescenta.


Na opinião do novo diretor, o tempo para completar um mestrado ou doutorado, por exemplo, é um indicativo importante, mas não define a qualidade do trabalho. “O que desejamos é a qualidade, e devemos estar dispostos a aceitar mais de um processo para chegar aos fins que cada área estabelece como sendo os seus", conclui.


Renato Janine é professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), na qual se doutorou depois de fazer mestrado na Universidade de Paris (Sorbonne). Além de escrever dois livros sobre o filósofo político Thomas Hobbes, analisou temas como o caráter teatral da representação política, a idéia de revolução, a democracia e a cultura política brasileira. Entre suas obras, destacam-se Ao Leitor sem Medo, sobre Hobbes, A Sociedade contra o Social: o alto custo da vida pública no Brasil, vencedora do Prêmio Jabuti em 2001, e A Universidade e a Vida Atual, publicada em 2003.


Avaliação – Em 2004, a Capes vai avaliar 2.964 cursos de mestrado e doutorado, processo realizado a cada três anos. Este trabalho cresce a cada triênio. Em 1998, foram avaliados 2.164 cursos e em 2001, 2.394. Nesse processo, entre outros pontos, são analisados os números de matriculados e titulados, o tempo médio de titularidade, os projetos de pesquisa científica do corpo docente e discente, as patentes registradas e as pesquisas desenvolvidas.


Repórter: Flavia Nery

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