Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo desembargador do TJMS será empossado hoje

TJMS - 10 de fevereiro de 2010 - 08:21

A expectativa é de casa cheia nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, para a solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), o juiz Marco André Nogueira Hanson. Para o evento, que terá início às 17 horas, já confirmaram presença o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Antonio Siufi Neto e o Desembargador Federal TRF 3ª Região, Nelton dos Santos.

Já instalado em seu gabinete no prédio do Tribunal, Marco André Nogueira Hanson comentou sobre a mudança: “a função do juiz monocrático é exercida solitariamente e o processo dialético é obtido no próprio raciocínio lógico, de forma que as decisões e sentenças são exclusivas do juiz singular. Agora, no colegiado, em 2º grau, o julgamento é conjunto, não podendo se prescindir da opinião e participação de todos os colegas da Corte”.

O magistrado ocupará a vaga deixada pelo Des. Ildeu de Souza Campos que se aposentou. Os processos já existentes no gabinete permanecem com o novo desembargador, com exceção daqueles em que haja impedimento ou que sejam de competência do Órgão Especial. Conforme Hanson, a partir da nomeação, foram tomadas todas as providências para dar celeridade à prestação jurisdicional. Assim, foram contados e separados todos os processos e o gabinete, segundo ele, “está funcionando a toda força”.

Durante a solenidade de posse, o Des. João Maria Lós fará a saudação de boas vindas ao novo membro do TJMS. Hanson será introduzido no recinto pelo desembargador mais antigo e o mais novo na casa, respectivamente, Des. Rêmolo Letteriello e Des. Dorival Moreira dos Santos.

Como é esperado que um grande número de familiares, amigos e autoridades venham prestigiar o magistrado, muito querido no meio jurídico, a solenidade que será realizada no plenário do Tribunal Pleno será transmitada simultaneamente para os plenários menores por meio de telão.

Para o Des. Claudionor Miguel Abss Duarte, Marco André Nogueira Hanson é um magistrado vocacionado. “Nesses anos de convívio, sempre o presenciei trabalhando incessantemente pelo fortalecimento do Poder Judiciário. Juiz há vários anos, além da larga experiência na resolução dos conflitos de interesse, tem uma ampla visão acerca das matérias administrativas, seja porque já foi juiz-auxiliar da Corregedoria e da Presidência do Tribunal, seja, ainda, em razão de ter exercido, com brilhantismo, a Presidência da nossa Associação dos Magistrados”.

E completou o Des. Abss Duarte: “Há, no nosso Tribunal, um propósito sadio de renovação e aprimoramento. Para ajudar a manter essa tradição, o juiz Marco André é agora convocado, eis que entendeu o Tribunal, pela totalidade de seus membros, ser grande o seu valor, como homem e como magistrado”.

Campo-grandense, casado e pais de três filhos, Hanson afirma que escolheu a magistratura por opção e vocação. “Tenho extrema preocupação com o destino do Poder Judiciário e penso que a razão da existência do Poder é o atendimento ao jurisdicionado. Atualmente, devem ser motivo de preocupação para todos nós a efetividade e a celeridade do processo, sem que haja comprometimento da segurança jurídica”, concluiu, confessando considerar-se um juiz simples, trabalhador e que tem compromisso com o bem e com o futuro do Estado de MS.

Perfil – Marco André Nogueira Hanson iniciou carreira na magistratura em 1986, como juiz substituto em Dourados. Em 1987, por merecimento, foi promovido a juiz de Direito para atuar em São Gabriel do Oeste.

No ano seguinte, por merecimento, foi promovido para segunda entrância e judicou na vara criminal de Naviraí. Em 1990, a pedido e por permuta, foi removido para a 2ª Vara de Coxim. Por antiguidade, em 1996, foi promovido para entrância especial para a Vara de Falências, Concordatas e Insolvências de Campo Grande.

Novamente por permuta e a pedido, em 1997, foi removido para a 6ª Vara Cível da Capital onde, no período de fevereiro de 2007 a novembro de 2009, Hanson realizou 8.347 julgamentos, proferiu 3.897 sentenças e 18.941 despachos.

Hanson já atuou como juiz auxiliar da presidência do TJMS (biênio 2005/06) e juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça (biênios 1999/2000 e 2001/02). Ele também foi presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (AMAMSUL) e Diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmagis).

SIGA-NOS NO Google News