Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/06/2011 07:48

Novidade: Mais crédito e taxas menores com Cadastro Positivo

Secom

O Cadastro Positivo agora é realidade no mercado: bancos, lojas e financeiras poderão oferecer vantagens, como juros mais baixos ou crédito extra àqueles que não tenham histórico de dívidas pendentes. De acordo com o ministro da Fazenda, quando não há informação, os bancos acabam tratando todos os clientes da mesma forma e elevam as taxas de juros porque avaliam que, potencialmente, qualquer pessoa pode ter dificuldade para quitar as dívidas. “Com o cadastro positivo, você pode perceber que 95% ou até mais dos brasileiros têm um comportamento correto, não têm inadimplência e, com isso, os bancos deverão reduzir os juros. É para isso que existe o cadastro”.

A Lei 12.414 possibilita que bancos, comércio e financeiras tenham acesso a informações de pontualidade nos pagamentos (adimplemento) de pessoas físicas e jurídicas foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (10). “Ela traz informações importantes para contextualizar uma eventual inadimplência ou para que as instituições que concedem crédito possam saber o comportamento do consumidor numa janela de 15 anos”, afirma o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira.

Acesso ao crédito - A medida ajuda a população de baixa renda a ter mais acesso ao crédito. “A falta de informação sobre pessoas com menor poder aquisitivo gera a dificuldade de crédito, então, isso permite que seja feita uma avaliação sobre o perfil daquele consumidor”, ressalta Oliveira.

Oliveira explica que foram tomados cuidados para garantir os direitos do consumidor, na concepção da lei. Por exemplo, está proibido o cadastro de informações consideradas excessivas, que nada têm a ver com a análise de risco de crédito ao consumidor. “O histórico de crédito só poderá ser aberto com autorização expressa do cidadão, com informações claras e objetivas que se refiram, por exemplo, ao tipo da operação, sua duração e valores movimentados”, frisa. A regra também garante ao consumidor o acesso gratuito às informações registradas sobre ele.

O secretário-executivo adjunto destaca que o cadastro tem um caráter neutro, ou seja, não se refere apenas à inadimplência de um cliente. “O principal ganho para o consumidor é que as informações serão contextualizadas, assim, ele não poderá ser punido por algo pontual, como um eventual atraso no pagamento”. O histórico de crédito permitirá, ainda, antever processos de super endividamento.

Serviços - Prestadores de serviços continuados de água, esgoto, eletricidade, gás e telefone também poderão fornecer aos bancos de dados informações sobre as obrigações financeiras do cadastrado.

A criação de um histórico pessoal é opcional e ficará a cargo de empresas privadas que, atualmente, atuam na composição de análise e informação para crédito. Em nota oficial, a entidade de defesa do consumidor Proteste avaliou que: “da forma como foi sancionado o banco de dados não trará danos aos consumidores”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)