Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novidade: dinheiro do brasileiro não termina o mês

Artur Cavalcante / ABR - 19 de maio de 2004 - 16:20

Cerca de 85% dos brasileiros encontram algum tipo de dificuldade para chegar ao final do mês com o rendimento de que dispõem. Desse total, 27,2% disseram ter muita dificuldade. O resultado (veja gráfico abaixo) está na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2002-2003) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na capital federal, o eletricista Ribamar Mendes diz conhecer de perto o problema de conviver com o orçamento apertado. O dinheiro que recebe acaba antes do dia 20 de cada mês. "Geralmente não tenho condições de pagar certas contas, que ficam para o outro mês, porque o salário é baixo", lamenta.

Preocupação semelhante tem a bancária aposentada Débora Rocha Gomes. "Eu já começo o próximo mês com dívida. A cada mês que passa dá para cobrir menos despesas. Gastos extras nem pensar." Ela aponta uma das conseqüências desse orçamento apertado. "Há alguns anos a gente conseguia fazer alguma economia, alguma poupança. E fazia algumas viagens, o que hoje não é possível, a não ser com empréstimo, financiamento por não sei quantos meses. Realmente, a gente tá enforcado", conclui.

A pesquisa do IBGE revela ainda que as famílias comprometem 93,26% dos rendimentos com sua própria manutenção – 13,4% a mais que em 1975.

SIGA-NOS NO Google News