Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nove milhões de trabalhadores rurais não têm documentos

Ellis Regina / ABr - 01 de junho de 2004 - 13:48

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além das mulheres, nove milhões de trabalhadores rurais não têm documentos de identificação. Cerca de 41 mil mulheres que estão no campo em assentamentos da reforma agrária não possuem nenhuma espécie de documentação.

As estatísticas foram apresentadas hoje a parlamentares da CPI da Terra pelo ministro do desenvolvimento agrário, Miguel Rossetto. Durante audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar a estrutura fundiária no país, Miguel Rossetto relatou que o ministério está empenhado em implementar uma política de igualdade de gênero no campo com políticas sociais para acesso à saúde, à educação e à assistência técnica.

Rossetto observou que, no ano passado, 60 mil assentados passaram por algum programa de escolarização. Para 2004, diz o ministro, a meta é ampliar este número para 110 mil assentados.

Ele declarou que atualmente cerca de 230 mil famílias recebem assistência técnica permanente e a meta do ministério é universalizar esse serviço em todos os assentamentos da reforma agrária. O ministro também destacou que em 2003 cerca de 193 mil famílias tiveram acesso a programas de financiamento e crédito do governo federal. Para este ano, o ministro estima que 303 mil famílias devem acessar os programas de crédito.

SIGA-NOS NO Google News