Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/03/2009 16:42

Novas regras para termoelétricas entram em vigor

Fábila Villela, ABr

Rio de Janeiro - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, declarou hoje (2) que até o fim do mês sairá a portaria que incorpora, no processo de licenciamento federal de construção de usinas termoelétricas a gás, óleo ou diesel, a exigência da redução de emissões de gás carbônico (CO2).

“Não se trata de compensação ambiental, em que a empresa paga cerca de 0,5% do total do empreendimento em unidades de conservação e ações de preservação. Trata-se de mitigação”, afirmou.

A nova exigência, na opinião dele, não representa mais um custo para as empresas, mas sim um gasto que antes era repassado para a sociedade e para o meio ambiente.

Só ganhará a Licença de Instalação (LI) a empresa que tiver um projeto de redução das emissões. “A usina poderá, por exemplo, plantar milhões de árvores e/ou investir na geração de energia a partir de fontes renováveis”, explicou o ministro.

A medida vale apenas para as novas usinas termoelétricas. A regra já vale no Rio de Janeiro. Minc explicou que no dia 15 de abril haverá uma sessão extraordinária no Conselho Nacional do Meio Ambiente para que a iniciativa passe a valer também para as usinas com licenças estaduais.

Segundo Minc, outra meta do ministério é incentivar a produção de energia limpa, como a eólica. “Estamos estudando formas de realizar leilões anuais, com menos impostos, ver a viabilidade de exigir menor grau de nacionalização para aumentar o interesse pela utilização de matriz energética limpa e baratear o custo de sua implantação que ainda é alto.”



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)