Cassilândia, Segunda-feira, 24 de Abril de 2017

Últimas Notícias

02/04/2006 15:08

Novas regras para o comércio Brasil-China em vigor 2ª

Stênio Ribeiro/ABr

Entra em vigor amanhã (3) o acordo que limita as exportações de alguns produtos têxteis chineses para o Brasil. O documento "garante que não haverá qualquer tipo de tensão comercial entre Brasil e China", disse o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Armando Meziat.

Revelou o governo brasileiro passará a emitir licenças não-automáticas para as mercadorias. Com isso, o importador necessitará de autorização prévia para embarcar os produtos no país asiático, que só serão liberados até o limite da cota estabelecida. O secretário observou que os chineses prometem a cooperação necessária para o cumprimento do acordo.

Simultaneamente, o governo brasileiro notificará a embaixada chinesa, nos próximos dias, sobre os setores que se julgam prejudicados pelo surto de importação de produtos da China e que abriram processos de salvaguardas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Dentre eles, os mais adiantados se referem a pedivelas para bicicletas, escovas de cabelo, óculos de sol, armações de óculos, alto-falantes e ferro silício.

De acordo com Armando Meziat, o governo chinês terá prazo de dez dias, depois de receber a notificação, para manifestar interesse em fazer a consulta e, em caso positivo, até 30 dias para conclui-la. Caso contrário, o processo de investigação será aberto, sendo oferecida uma segunda e última oportunidade de consulta aos chineses.

O secretário acredita, contudo, que não se chegará a esse estágio, pois "a palavra-chave é negociar. Tanto que, antes de adotar salvaguardas, vamos oferecer consultas preliminares".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 24 de Abril de 2017
Domingo, 23 de Abril de 2017
09:00
Maternidade
Sábado, 22 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)