Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novas regras para controle da peste suína

Mapa Imprensa - 28 de abril de 2004 - 14:16

Como medida preventiva para o controle da “Peste Suína Clássica” (PSC), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, no Diário Oficial da União (27/04), a Instrução Normativa nº 27 criando um novo plano de contingência para o controle e erradicação da peste suína clássica. O programa prevê ações de caráter preventivo, normativo e emergencial. Segundo o vice-coordenador do Programa Nacional de Sanidade Suína, Ted Renan Sanchez, o plano cumpre exigências internacionais e dão um detalhamento maior às medidas adotadas anteriormente pelo MAPA.

“O objetivo é melhorar o sistema de sanidade suína”, afirma Sanchez. As medidas incluem também instruções em relação a constatações de foco da doença, matadouros, laboratórios oficiais, quarentena, sacrifício sanitário, serviço veterinário oficial e interdição. A intenção do governo com as novas normas é evitar que a doença entre no país.

A peste suína clássica é transmitida através de secreções, excreções, sêmen e sangue, e também por contato direto entre os animais. O mal, que é fatal em animais jovens, afeta suínos de todas faixas etárias. Entre os sintomas estão febre alta, fraqueza, vômito, perda de apetite, manchas arroxeadas e aborto. No Brasil, o surto da peste foi controlado por meio de vacinação na década de 70.

A lista de normas para o controle da peste clássica suína se encontra, na íntegra, no anexo da Instrução Normativa, disponível no sítio www.agricultura.gov.br na seção “Legislação”.


SIGA-NOS NO Google News